Jornais no mundo destacam vitória apertada de Dilma sobre Aécio
Imprensa internacional noticiou o clima quente da campanha e as denúncias de corrupção
A reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) neste domingo (26) foi destaque na imprensa internacional. Os principais jornais do mundo noticiaram a vitória apertada da petista sobre o seu adversário Aécio Neves (PSDB): 51,64% dos votos válidos contra 48,36%.do tucano. O clima de tensão na campanha, as denúncias de corrupção no governo, os desafios econômicos e até a hostilidades entre os eleitores dos candidatos viraram notícia.
Confira a seguir a repercussão da eleição pelo mundo:
O britânico Financial Times afirma que Dilma terá a tarefa de unir um país dividido pela campanha mais agressiva dos últimos tempos e ressucitar a economia.
“Brasil fica com Dilma após campanha turbulenta”, informou o americano New York Times. O jornal destacou que a campanha foi recheada de denúncias de corrupção e insultos pessoais entre os candidatos.
O espanhol El País destacou a declaração da presidente reeleita: “Não creio que as eleições tenham dividido o país.”
O inglês The Guardian afirma que a dominação de mais de uma década por partidos de esquerda na América do Sul segue com a derrota de Aécio Neves.
O Washington Post destacou que Dilma Rousseff foi reeleita por um triz no segundo turno, em uma das disputas mais agressivas da história recente do país.
Em sua reportagem, o francês Le Monde reproduziu o discurso da vitória de Dilma Rousseff que pediu “união” e “diálogo”. A publicação destacou a derrota de Dilma em São Paulo, o maior colégio eleitoral do país.
O argentino Clarín escreveu que a vitória da ex-guerrilheira Dilma Rousseff foi confirmada após uma campanha cansativa, pontuada por reclamações e denúncias. O jornal destacou ainda os atritos entre os apoiadores de Dilma e Aécio nas ruas e redes sociais.