Continua após publicidade

Mulher rebate com elegância mensagem preconceituosa sobre seu corpo

David disse que fotos de Jaqueline de biquíni eram "estranhas". Ela, que venceu um câncer de mama, respondeu que é "uma mulher bem resolvida".

Por Alexandre Orrico
21 jun 2019, 15h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Jacqueline Faria, 53, perdeu um dos seios após lutar contra um câncer em 2005, quando tinha 38. Mas nem por isso deixou-se abater: optou por fazer mastectomia radical (remoção completa do seio), sem reconstrução, e seguir a vida, amando o próprio corpo do jeito que ele é.

    Publicidade

    Quatorze anos depois e curada da doença, Jack (como ela prefere ser chamada) contou em um post no Facebook que foi curtir um fim de semana normal: pegar um sol na piscina no Rio de Janeiro, onde nasceu e mora. Tirou várias selfies, devidamente postadas nas redes sociais. Foi então que recebeu uma mensagem de um conhecido: “ É realmente estranho na visão de um homem a mulher sem um de seus seios. É uma pena que você tenha que passar por isso”. O post foi escrito em fevereiro, mas viralizou na última semana.

    Publicidade

    Jaqueline respondeu com elegância: “Eu não passo por nada que não tenha escolhido. A opção de não reconstruir a mama foi minha. Tenho 2 planos de saúde, faria isto a hora que quisesse. Sou uma mulher bem resolvida”, escreveu Jack. à VEJA SÃO PAULO, ela disse que David, o autor da mensagem, visualizou a resposta mas não disse nada, “nem ao menos pediu desculpas”. 

    Jaqueline disse ainda que buscou força dos filhos e decidiu não reconstruir a mama porque não queria passar por outra cirurgia. “Achei que era o melhor a fazer. No início, nem os médicos queriam aceitar. Mas achei que não reconstruir era quebrar esse padrão de bonito é ‘isso ou aquilo’. Bonito é o que eu tenho na essência”.

    Publicidade

    Veja o post e a resposta completa dela: 

    Continua após a publicidade

    Publicidade

    A postagem, que tem quase 100 000 curtidas e 25 000 compartilhamentos, também rendeu muitos elogios e mensagens de apoio. Veja um pequeno trecho da repercussão:

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de São Paulo

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.