Guardas são acusados de agredir idoso com cachorro e ação gera revolta

Em vídeo, o homem é imobilizado enquanto pessoas gritam para que agentes o soltem

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
11 ago 2020, 10h06
 (Reprodução/Veja SP)
Continua após publicidade

Agentes da Guarda Civil de São José dos Campos, no interior paulista, estão sendo acusados de agredir um morador de rua na segunda-feira (10). A ação, filmada por cidadãos que estavam no local, gerou revolta nas redes sociais. Elas mostram o idoso, identificado como Jadir, sendo abordado de maneira violenta pelos guardas.

As testemunhas disseram que Jadir queria entrar no mercado municipal da cidade com sua cachorra no colo, o que seria proibido pelo estabelecimento. Um guarda impediu a entrada, o que causou uma discussão. O agente diz que Jadir jogou café nele e, por isso, pediu reforço.

O vídeo mostra três guardas imobilizando o idoso com sua cadela ainda no colo. Pessoas ao redor gritam para que os agentes soltem o homem. Os guardas chegam a jogar spray de pimenta para afastar os pedestres.

https://www.instagram.com/p/CDtxmgNFhac/

 

A Polícia Civil instaurou, em um primeiro momento, boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra Jadir. As pessoas que testemunharam a ação, no entanto, foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal. Haverá investigações para apurar as duas situações.

Continua após a publicidade

Felicio Ramuth (PSDB), prefeito de São José dos Campos, publicou palavras de apoio ao idoso em suas redes sociais. “Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”.

View this post on Instagram

A post shared by Felicio Ramuth (@felicioramuth)

Continua após a publicidade

Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal para a apuração de responsabilidades.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.