Guardas são acusados de agredir idoso com cachorro e ação gera revolta
Em vídeo, o homem é imobilizado enquanto pessoas gritam para que agentes o soltem
Agentes da Guarda Civil de São José dos Campos, no interior paulista, estão sendo acusados de agredir um morador de rua na segunda-feira (10). A ação, filmada por cidadãos que estavam no local, gerou revolta nas redes sociais. Elas mostram o idoso, identificado como Jadir, sendo abordado de maneira violenta pelos guardas.
As testemunhas disseram que Jadir queria entrar no mercado municipal da cidade com sua cachorra no colo, o que seria proibido pelo estabelecimento. Um guarda impediu a entrada, o que causou uma discussão. O agente diz que Jadir jogou café nele e, por isso, pediu reforço.
O vídeo mostra três guardas imobilizando o idoso com sua cadela ainda no colo. Pessoas ao redor gritam para que os agentes soltem o homem. Os guardas chegam a jogar spray de pimenta para afastar os pedestres.
A Polícia Civil instaurou, em um primeiro momento, boletim de ocorrência por desacato à autoridade contra Jadir. As pessoas que testemunharam a ação, no entanto, foram à delegacia e registraram boletins de lesão corporal por parte da Guarda Civil Municipal. Haverá investigações para apurar as duas situações.
Felicio Ramuth (PSDB), prefeito de São José dos Campos, publicou palavras de apoio ao idoso em suas redes sociais. “Na minha opinião, essa abordagem excedeu muito o limite razoável do que deveria ter sido feito. Seu Jadir é um senhor de idade, e ainda com uma cachorrinha no colo, me parece que houve um excesso na abordagem”.
Em nota, a Prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal para a apuração de responsabilidades.