Homem desaparece após passar mal durante conexão no Aeroporto de Guarulhos
Latam alega que passageiro, que vinha de Portugal, foi levado para hotel; família pede ajuda para descobrir o paradeiro do marceneiro
Um homem desapareceu durante a realização de uma conexão no Aeroporto de Guarulhos. Eliseu Teixeira Mendes, 46, mora em Portugal e iria reencontrar a família no Brasil depois de cinco anos. Mineiro de Governador Valadares, o marceneiro chegou em Cumbica no dia 1º de agosto mas, segundo a companhia aérea Latam, passou mal no avião e seu voo foi remarcado.
A empresa afirma que Eliseu foi levado para um hotel em Guarulhos para pegar um voo no dia seguinte. No dia 2 de agosto, uma segunda-feira, ele foi visto deixando o hotel e desapareceu. “Ele ia fazer a conexão São Paulo-Belo Horizonte no domingo [1º de agosto]. Ele nunca teve nenhum episódio de sumiço”, diz a sobrinha de Eliseu, Karine Mendes.
“Eles [Latam] alegam que ele teve uma crise de ansiedade dentro do voo. Dizem que ele foi encaminhado para um posto médico dentro do aeroporto. Se eles tivessem comunicado desde o início o que aconteceu, omitiram”, afirma Karine.
Em nota, a Latam afirmou que “se sensibiliza com o desaparecimento”. Disse que Eliseu não solicitou “acompanhamento especial” na sua passagem aérea e que “está prestando todo suporte de informações à família e às autoridades” (leia o posicionamento completo ao final).
Os documentos pessoais de Eliseu foram encontrados na rua por um guarda civil. A última informação que a família obteve é que o marceneiro teria sido visto nos arredores da Avenida Tiradentes, usando tênis preto, calça jeans escura e uma blusa preta.
“O caso está sob investigação pelo Setor de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP) de Guarulhos. A equipe da unidade realiza buscas por elementos e testemunhas que auxiliem no esclarecimento dos fatos. Além disso, os agentes monitoram albergues e hospitais da região visando à localização do desaparecido”, diz em nota a Secretaria de Segurança Pública.
Novas informações sobre Eliseu podem ser comunicadas para as autoridades ou para a família pelos seguintes telefones: (33) 98813-0493 ou (33) 98866-7688.
Nota da Latam sobre o caso:
A LATAM Brasil se sensibiliza com o desaparecimento do Sr. Eliseu Mendes e com o momento de apreensão vivido por toda a sua família. O passageiro viajava de Lisboa para Guarulhos, quando necessitou de atendimento médico após mal-estar a bordo. Todo seu atendimento foi realizado por uma equipe médica responsável, seguindo os protocolos para este tipo de cenário. Sem condições de continuar viagem para seu destino final em Confins, Sr Eliseu recebeu da companhia todas as assistências necessárias para sua acomodação em São Paulo, como transporte e hotel. Seu voo também foi transferido para o dia seguinte (2 de agosto) no LA 4625 (São Paulo/Guarulhos-Confins). No dia seguinte, no entanto, o cliente não compareceu ao voo e suas malas se encontram no setor de LL (lost luggage) de Confins, conforme informado à Srª Eliana, prima do Sr. Eliseu. A companhia esclarece que o Sr. Eliseu não solicitou em sua reserva qualquer acompanhamento especial / adicional. Reforça também que está prestando todo suporte de informações à família e autoridades.