Historiador paulista é um dos maiores colaboradores da Wikipédia
Costa Filho já criou mais de 10 000 artigos e editou 100 000 textos na enciclopédia colaborativa
A Wikipédia dispõe de 941 000 artigos em português. Desse total, cerca de 10 000 foram criados por uma única pessoa: o historiador e linguista paulista Célio Costa Filho, de 34 anos. Além de desenvolver verbetes novos, ele contribuiu com mais de 100 000 edições de textos, acrescentando informações às páginas que estão no ar. Por causa disso, figura entre os cinco colaboradores mais ativos da versão em língua portuguesa do site no mundo. “É um hobby, como jogar videogame”, define.
Costa Filho produz artigos sobre temas variados, escolhidos de maneira aleatória. “Minhas ideias nascem de experiências do cotidiano”, conta. “Uma vez, fui visitar um museu de aviação e decidi falar sobre um piloto dos anos 60. Em um outro dia, vi um texto técnico sobre uma orquídea rara e resolvi escrever a respeito”, explica. Suas fontes são revistas científicas, livros e aulas universitárias. Entre seus textos mais lidos estão a história do Círculo do Livro, da década de 70, o perfil da modelo Marina Dias e uma lista de marcas que viraram nomes genéricos, como chiclete e cotonete.
+ Clássico infantil dos anos 70, ‘Manual do Tio Patinhas’ é relançado
Natural de Descalvado, município do interior localizado a 250 quilômetros da capital, Costa Filho é formado pela Unicamp. Solteiro, divide um apartamento na Bela Vista, no centro, com uma amiga e dois gatos vira-latas. Começou a colaborar com o site em 2004, “por curiosidade”, e não parou mais. Sua atuação despertou a atenção da própria Wikipédia, que o contratou em 2013 para fomentar novos editores. A atividade durou um ano.
Hoje, ele trabalha como pesquisador na USP, presta consultoria para universidades e colégios sobre o site e é um dos vinte voluntários do grupo Wikimedia no Brasil, encarregado de criar projetos para envolver o meio acadêmico na produção de artigos. “Queremos diminuir o preconceito em relação à confiabilidade do conteúdo”, afirma o campeão brasileiro de registros na enciclopédia virtual.
Produção em série
Os números que puseram o educador no topo
100 000 edições de texto feitas por Célio Costa Filho desde 2004
10 000 artigos criados por ele, de perfil de famosos a plantas raras
941 000 verbetes em língua portuguesa no site