Guarda civil que agrediu skatista na Roosevelt é exonerado
Luciano da Silva Medeiros estava suspenso desde janeiro, quando foi filmado dando uma gravata em um jovem
O guarda civil metropolitano Luciano da Silva Medeiros, que se envolveu em uma confusão com skatistas na Praça Roosevelt em janeiro, foi exonerado da instituição nesta quarta-feira (4).
Em decreto publicado no Diário Oficial do Município a prefeitura demite o guarda com a justificativa de não cumprir deveres da função como “proceder, pública e particularmente, de forma que dignifique a função pública” e por praticar violência sem ser em legítima defesa.
Caso
Luciano da Silva Medeiros aparece em um vídeo dando uma gravata e agredindo verbalmente skatistas, em especial William Matheus, de 20 anos. Medeiros não estava fardado e acusava os jovens de terem jogado pedras contra carros da Guarda Civil Metropolitana. Pelas imagens é possível notar que uma confusão começa e outros guardas usam spray de pimenta para tentar afastar os jovens.
O vídeo se tornou viral (já tem mais de 3 milhões de visualizações) e trouxe à tona o debate sobre o uso da Praça Roosevelt por esportistas e moradores. Desde então, a Associação de moradores e a Confederação Brasileira de Skate se reuniram e definiram regras para o local. Placas foram instaladas na praça delimitando o local de prática do esporte, mas as reformas prometidas – como a instalação de equipamentos próprios para a prática do skate – não foram realizadas ainda.