Governos de SP e federal assinam convênio para construir túnel imerso Santos-Guarujá
Com um investimento de R$ 6 bilhões, o túnel será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina

O governo de São Paulo e o governo federal assinaram nesta quarta-feira (12) o convênio que viabiliza a construção do túnel imerso Santos-Guarujá. O edital do projeto será publicado no dia 27 de fevereiro, e o leilão está previsto para ocorrer no dia 1º de agosto.
Com um investimento de R$ 6 bilhões, o túnel será o primeiro submerso do Brasil e o maior da América Latina, com foco em garantir mais segurança e agilidade no deslocamento entre as duas cidades. O projeto integra o Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP) e é a maior obra de infraestrutura do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O projeto executivo foi desenvolvido pelo governo de São Paulo para atender a uma demanda histórica da Baixada Santista. Atualmente, mais de 21 mil veículos realizam a travessia entre Santos e Guarujá por balsas e catraias diariamente, além de 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres. Com a nova estrutura, a travessia será feita em poucos minutos, reduzindo congestionamentos e otimizando o fluxo logístico do Porto de Santos.
A estrutura do túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos. O projeto prevê três faixas de rolamento em cada sentido, incluindo uma exclusiva para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Haverá também acessos para pedestres e ciclistas.