Governo anuncia investimento de 55 milhões no desassoreamento do Tietê
Decisão foi publicada nesta quarta-feira (5)
O governo de São Paulo anunciou investimento de 55,48 milhões de reais para o desassoreamento e a limpeza do rio Tietê nos próximos 12 meses. Os trabalhos irão se concentrar em um trecho de 41,2 quilômetros. O Departamento de Águas e Energia Elétrica será o responsável pelas obras.
O valor é maior do que o do ano passado, quando a verba destinada foi de 49,44 milhões de reais. A área abrangida fica entre a Barragem da Penha e o lago da Barragem Edgard de Souza, no município de Santana de Parnaíba. O contrato prevê remoção de 500 000 metros cúbicos de sedimentos depositados no fundo do canal.
Serão duas frentes de trabalho: da Barragem Edgard de Souza até o Cebolão, trecho de 16,5 quilômetros, que passa por municípios como Santana de Parnaíba, Barueri, Carapicuíba e Osasco, e do Cebolão até a Barragem da Penha, com 24,5 quilômetros, na capital.
O trabalho inclui ainda a manutenção das barragens Móvel e da Penha, dos equipamentos hidráulicos que controlam as cheias nas pontes do Limão, Vila Mara, Vila Guilherme e Aricanduva.
Nesta semana o governador João Doria (PSDB) anunciou também a entrega de obras que ampliam a coleta e o tratamento de esgoto nas zonas central e do centro expandido da capital paulista. Com um orçamento de R$ 390 milhões, o empreendimento deve beneficiar cerca de 2,2 milhões de pessoas, especialmente o grupo que trabalha ou reside na área abrangida, que totaliza mais de 350 mil. A estrutura construída engloba dezesseis bairros, cruzando o bairro de Vila Buarque até as proximidades do Parque Zoológico de São Paulo.