Governo Federal notifica Heineken por ajuste em recall de cerveja

Secretaria Nacional do Consumidor quer que a empresa seja mais clara quanto ao risco de garrafa soltar lascas de vidro

O Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), notificou a Heineken para que a empresa faça ajustes na comunicação do recall de lotes de garrafas de cerveja.

A companhia anunciou um recall voluntário de lotes específicos de embalagens long neck com 330 mililitros. Segundo comunicado da empresa, o vasilhame de vidro pode soltar lascas na região do bocal logo após sua abertura.

Segundo a Senacon, a campanha apresenta desconformidade em relação ao que foi tratado com a empresa. Entre as irregularidades estão a falta de clareza sobre o acesso dos consumidores à campanha e a ausência de informações sobre a substituição do produto danificado.

Os pedaços de vidro podem causar lesões na boca ou ser ingerido junto ao líquido. A orientação é verificar se as letras CH (veja imagem abaixo) estão em relevo na parte inferior da embalagem. Caso sejam encontradas, haverá a necessidade de abrir a garrafa com cuidado. Ao verificar qualquer alteração no bocal, é preciso procurar a empresa para a solicitação de reembolso. A garrafa deve ser guardada. De acordo com a Heineken, a falha atingiu apenas 0,3% das unidades desses lotes e não houve dano ao líquido. “A empresa pede desculpas pelo inconveniente e informa que esta ação não representa qualquer custo ao consumidor. Outros produtos da companhia que não fazem parte dos lotes específicos podem ser consumidos normalmente”, diz o comunicado.

Sobre a notificação da Senacon, a empresa diz, em nota: 

“O Grupo Heineken no Brasil esclarece que buscou proativamente as autoridades para informar sobre a alteração identificada em lotes específicos de Heineken® long neck 330ml. A partir da veiculação da campanha, na última sexta-feira (14), a companhia foi notificada sobre a necessidade de ajustes, que estão em andamento e serão concluídos dentro do prazo estabelecido pela autoridade. O Grupo Heineken no Brasil, em linha com seu compromisso de atuar com o máximo de respeito e transparência, reforça que segue à disposição das autoridades.”

 

 

Heineken

 (Divulgação/Veja SP)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s