Governo de SP lança programa para combater vacinação atrasada em crianças e adolescentes
Além das Unidades Básicas de Saúde (UBS), imunizantes poderão ser oferecidos em escolas, locais com grande circulação de pessoas e áreas rurais
O governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lançou neste sábado (30) um programa de multivacinação para crianças e adolescentes que não estão com a imunização em dia.
+ Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 9 milhões neste sábado
Entre os dias 30 de setembro e 31 de outubro, a campanha quer checar as carteiras de vacinação de todas as crianças e adolescentes de até 15 anos de idade para ver quais imunizações estão atrasadas ou necessitam de reforço.
Serão oferecidos imunizantes de poliomielite, meningocócica C conjugada, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), febre amarela, pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas pelo hemófilo b), varicela, HPV (entre 9 e 14 anos de idade), BCG (tuberculose) e covid-19.
Além de receber as doses nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a imunização também poderá ser oferecida em escolas, locais com grande circulação de pessoas e áreas rurais, além dos mais de 5 mil postos de saúde dos 645 municípios paulistas. As estratégias de vacinação em cada cidade serão traçadas diretamente pelas prefeituras.
Segundo o governo, a cobertura vacinal em São Paulo para diversas doenças está abaixo dos níveis ideais desde 2016.