Após matéria de VEJA SP, Alckmin faz visita surpresa a delegacia
Governador esteve nesta quarta-feira no 33º DP, em Pirituba, para constatar sucateamento de unidade apontada pela revista

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) realizou uma visita surpresa ao 33º Distrito Policial de Pirituba na noite de quarta-feira (30). A delegacia está entre as unidades sucateadas denunciadas na reportagem de capa desta semana de VEJA SÃO PAULO, que tratou das delegacias e grupos especializados da Polícia Civil na capital que enfrentam problemas como falta de investigadores, prédios caindo aos pedaços e viaturas sucateadas.
Assim como em dezenas de outros estabelecimentos, os funcionários do 33º DP são obrigados a levar de casa mesas, cadeiras e o computador particular para conseguir trabalhar.
De acordo com alguns servidores ouvidos, o governador permaneceu por duas horas no local, das 21h30 às 23h30. Com VEJA SÃO PAULO em mãos, chegou junto de um assessor e agentes que o escoltavam e iniciou uma inspeção no local averiguando os problemas narrados pelo veículo.
Conversou com um funcionário que apontou mobiliários há mais de quinze anos sem reposição, com outro que leva e traz todo dia uma cadeira para conseguir trabalhar e também ouviu os problemas persistentes há cinco anos nas impressoras, bem como a falta de tinta.
Também se deparou com um plantão noturno cheio e o registro de ao menos um flagrante. Na ocasião havia apenas quatro pessoas para dar conta da demanda – de investigadores são apenas seis, o ideal seria o dobro.

“Parabenizamos o governador por essa visita, mas esperamos que ele tome providências”, diz a delegada Raquel Gallinati, presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp). “Agora, ele viu com os próprios olhos e não pode alegar desconhecimento do sucateamento que vive a Polícia Civil.”
Procurado, o Palácio dos Bandeirantes informou por meio de nota que “visitar os equipamentos públicos de responsabilidade do Estado é uma prática do governador Geraldo Alckmin desde o seu primeiro mandato.” VEJA SÃO PAULO também recebeu um e-mail da Secretaria de Segurança Pública informando que o político autorizou na quarta-feira (30) a destinação de 13,4 milhões às polícias Civil e Técnico-Cientifica para uso no custeio de materiais de consumo e contratação de serviços terceirizados. O decreto determinando a abertura desse crédito suplementar foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (31).