Continua após publicidade

GCM veta barba para homens e esmalte rosa-chiclete para mulheres da tropa

Norma prevê como deve ser a apresentação pessoal dos integrantes de efetivo e ainda proíbe platinado; cabelos longos devem ser amarrados com coque

Por Clayton Freitas
Atualizado em 11 ago 2022, 20h00 - Publicado em 11 ago 2022, 17h31
guarda-civil-sp
Equipe da Guarda Civil Metropolitana de SP (GCM/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma portaria publicada nesta quinta-feira (11) pela GCM (Guarda Civil Metropolitana) de São Paulo prevê uma série de normas que seus integrantes devem seguir em sua apresentação pessoal. Ela inclui uma várias restrições, que vão desde o corte dos cabelos para os homens, até quais e quantos acessórios as mulheres podem usar, bem como as cores dos esmaltes que elas estão autorizadas a passar em suas unhas.

+Haddad lidera pesquisa da Genial/Quest com 34% das intenções de voto

As determinações são expressas para homens e mulheres e são acompanhadas de figuras com exemplos.

Página: /

No caso dos homens, eles devem manter o cabelo aparado e o corte deve ser curto, rente a nunca. E nada de madeixas nas laterais, já que a altura da máquina permitida é três, ou totalmente raspado. Quer for fã de Elvis Presley também já pode correr para o barbeiro, já que longas costeletas -uma das características do ícone- não são permitidas. Elas devem ficar no máximo no meio da orelha. Os guardas que forem fãs do pintor Dali também podem tratar de apará-los, já que bigodes retorcidos estão proibidos, bem como barba e nem mesmo um “cavanhaquezinho”. Platinados, topetes e mesmo um mísero risquinho de máquina no cabelo que venha a criar um desenho também estão fora de questão.

Continua após a publicidade

No caso das mulheres, também existem várias recomendações em relação aos cabelos. Aquelas de cabelo curto não podem deixar o chanelzinho abaixo da gola da camisa e, se ele for cheio nas laterais, a portaria obriga que eles sejam contidos com grampos ou presos atrás das orelhas de modo que não tampem a face. E a franja deve ser curta, na mesma linha das sobrancelhas.

+SP vai multar em R$ 2 mil quem passar trotes para a PM e Bombeiros

Cabelos longos são permitidos, desde que as madeixas fiquem enroladas em um coque, envolvidos com uma redinha, que deve ser da mesma cor do cabelo da guarda. Cabelos raspados, rabo de cavalo e topetes volumosos que impeçam o uso do gorro estão proibidos, bem como tiaras, elásticos, lenços e broches. A maquiagem é permitida, desde que seja discreta. O glitter e brilho só são permitidos em solenidades noturnas.

Em relação aos acessórios, tanto o efetivo masculino e feminino só poderão usar anel de formatura, compromisso e relógio sem ostentação, com pulseira discreta. Alargadores, piercings, gargantilhas e braceletes estão fora de cogitação enquanto estiverem fardados. As mulheres poderão usar brincos que não ultrapassem 6 mm de tamanho.

Continua após a publicidade

+“Tudo acontece aqui”, diz Roberto Monteiro, delegado seccional do Centro

Tatuagens para homens e mulheres são permitidas, porém, não podem conter obscenidades. Aqueles que já possuírem tatuagens visíveis, devem fazer constar em documento interno da GCM.

Unhas longas estão vetadas. Elas devem ser aparadas e não podem ultrapassar as pontas dos dedos. As cores de esmaltes permitidas são vermelho, rosa, azul escuro, preto, branco, cinza, marrom e nude. E todos os dedos devem ter cor igual, e  esmaltes que dão brilho especial, com glitter, craquelados, efeitos 3D ou de cores como amarelo, laranja, neon e rosa-chiclete estão proibidos.

O que diz a GCM

Comandada por Elza Paulina de Souza. a GCM existe oficialmente com instituição uniformizada desde 1986.

Continua após a publicidade

Em nota, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana informou que a portaria segue os padrões das forças de segurança, que buscam a uniformidade entre os profissionais que atuam na área. “Os regramentos da GCM são estabelecidos pela Lei 13.530, de 14 de março de 2003, que estabelece o Regulamento Disciplinar (RD), com base na hierarquia e disciplina, cabendo responsabilização nos casos de seu descumprimento”, afirmou a secretaria.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.