Continua após publicidade

Gabriella Pascolato tornou-se um ícone de estilo

A trajetória da empresária, que morreu no sábado passado (21), está registrada no livro ‘Gabriella Pascolato — Santa Constância e Outras Histórias’

Por Marcelo Moura [com reportagem de João Batista Jr.]
Atualizado em 5 dez 2016, 18h38 - Publicado em 27 ago 2010, 21h44

Nascida em uma família de aristocratas na cidade de Tortona, na Itália, Gabriella Pascolato veio para o Brasil em 1945, aos 28 anos, fugida do regime fascista. Meses depois de chegar, começou a vender sapatos italianos de Salvatore Ferragamo na Rua Marconi, no centro — espécie de Oscar Freire da época. Quando o governo federal restringiu as importações, ela resolveu fazer tecidos de alto padrão no Brasil. Criou a tecelagem — ou “fabriqueta”, nas palavras dela — Santaconstancia, hoje com 1 000 funcionários. Tornou-se um ícone de estilo, com sua elegância clássica e avessa a ostentações. Jamais usava roupas com logomarcas, e suas joias eram discretas. Até cinco anos atrás, nenhum desfile da São Paulo Fashion Week começava sem que dona Gabriella estivesse devidamente acomodada na primeira fila, sempre ao lado de sua filha Costanza. A trajetória da empresária está registrada no livro ‘Gabriella Pascolato — Santa Constância e Outras Histórias’, que traz relatos pessoais e fotos como esta ao lado, tirada em 1957 na casa onde morou na Rua Alemanha. Gabriella morreu no sábado passado (21), aos 93 anos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.