Flagrantes da metrópole: Cássio Vasconcellos divide seu olhar sobre São Paulo
Confira as imagens de Cássio Vasconcellos, um dos oito ensaios sobre São Paulo em comemoração ao aniversário da cidade

Neste sábado (25), São Paulo celebra 471 anos de história. E esta edição especial comemorativa do seu aniversário tem para a Vejinha um colorido especial. Em 2025, a revista comemora 40 anos, desde a publicação de sua primeira edição, em 9 de setembro de 1985.
Para conjugar tudo numa só celebração, convidamos oito fotógrafos, paulistanos ou forasteiros que escolherem aqui viver, para oferecem aos leitores pequenos ensaios que traduzissem sua visão pessoal sobre esta cidade, tão cheia de contrastes, diversa na paisagem, no povo e na arquitetura. Um prato cheio para o olhar sensível destes profissionais.
Cada um enviou cinco imagens muito particulares, quarenta ângulos da cidade que, juntos, revelam uma metrópole de muitas possibilidades. Confira abaixo os cliques do fotógrafo paulistano Cássio Vasconcellos.

Nascido na região da Paulista e criado no bairro do Brooklin, o paulistano Cássio Vasconcellos, 59, possui uma trajetória profissional reluzente, que inclui exposições em mais de trinta países e dezesseis livros publicados, entre eles Viagem Pitoresca pelo Brasil (Fotô Editorial; 2024), Aeroporto (Editora Madalena; 2015) e Noturnos São Paulo (Bookmark; 2002).
Premiadas nacional e internacionalmente, suas imagens integram acervos de coleções importantes como a do Masp, da Bibliothèque Nationale, na capital francesa, e do Museum of Fine Arts de Houston, Estados Unidos. Mas é em sua terra natal que ele se depara com um campo infinito de inspiração (e desafios). “É uma cidade única com a sua diversidade de paisagens, culturas, pessoas e estilos arquitetônicos. Acho interessante seu dinamismo, que está sempre em constante transformação e proporciona muitas cenas inesperadas, além de novos ângulos e perspectivas.”
Um tema caro ao profissional são as imagens aéreas, que gosta de captar no amanhecer e ao entardecer, quando a luz realça os contornos da metrópole. “Gosto de mostrar São Paulo por um ângulo que poucas pessoas têm a oportunidade de ver, destacando detalhes e formas que normalmente passam despercebidos no dia a dia”, diz.



Publicado em VEJA São Paulo de 24 de janeiro de 2025, edição n° 2928