Pinheiros será o centro da inovação no próximo fim de semana
Festival Path chega a 6ª edição com palestras, shows, atividades e feiras em pontos diferentes do bairro
O Festival Path transformará Pinheiros no centro de criatividade nos dias 19 e 20 de maio. Em sua 6ª edição, o evento reúne uma série palestras, shows, atividades e feiras em pontos diferentes do bairro, como o Instituto Tomie Ohtake e a Escola Britânica de Artes Criativas. Na mesma pegada do SXSW, principal evento desse tipo que acontece em Austin, no Texas, os conteúdos do festival são diversos. Tecnologia, urbanismo, música, games e empreendedorismo cabem na programação que tem como eixo central a inovação.
O mote da edição de 2018 é “Ideias que trocam ideias” e o circuito de locais pode ser feito a pé. Os ingressos para acesso às palestras já estão no terceiro e último lote, por 249 reais, mas boa parte da programação, já disponível no site, é gratuita.
[googlemaps https://www.google.com/maps/d/embed?mid=1wmq0KxEdX9BZz0XGO4brw2vm_sCXObho&w=640&h=480%5D
Os shows, que acontecem na Praça dos Omaguás, na Cobertura do Centro de Convenções do Tomie Ohtake e no Bona tem nomes como Otto, Dona Onete, BATEKOO e Luedji Luna. Vale também conferir as feiras espalhadas entre os locais do evento. A Jardim Secreto Fair, já conhecida na cidade por reunir pequenos produtores, uma feira maker, com equipamentos como impressoras 3D, e feira de startups são algumas delas. Confira os destaques:
Palestras
Ao todo serão mais de 300 palestras com temas e formato variados (solos, painéis, bate-papos, debates e entrevistas). O ingresso de R$ 249,00, apesar de dar direito a todas as palestras, não garante reserva de lugares. Veja alguns doa temas do ano:
Feminismo e LGBTQ+ na Cultura Pop: A cantora Geo., a psicóloga e educadora social Mayra Ribeiro, o escritor LGBT Alexandre Rabelo e a jornalista Ali Prando, analisaram as obras e curiosidades de artistas como Beyoncé e Lady Gaga, mostrando o que há de comum e discordante entre elas e as filosofas feministas. 20 de maio, 13h15 às 14h15, no Ballroom 2.
A potência do Vale do Silêncio: Em oposição ao polo tecnológico Vale do Silício, o Vale do Silêncio – formado por periferias, morros e vielas – mostra a capacidade de se integrar e inovar dentro do espaço periférico. No debate estão Bruno Brigida, criador do clube de moda preta, Rouseanny Luiza, cientista social e fotógrafa e Taissir Wilkerson Linhares Carvalho, fundador do Embarcar e ex-morador de uma comunidade ribeirinha no Pará. 19 de maio, 15h45 às 16h45, no Ballroom 4.
Regina Casé rouba a cena na palestra Não tenho mais idade, que falará sobre os tabus que envolvem as idades das mulheres, Regina mostrará que o tempo de vida de uma mulher não determina suas roupas, relações pessoais e seus trabalhos. 20 de maio, 13h45 às 14h45, no Teatro Instituto Tomie Ohtake.
Música
Os shows que acontecerão durante todo o final de semana, em diferentes praças da cidade, terão acesso gratuito. Entre as mais de 20 atrações, estão Donna Onete, que se apresentará no dia 20 de maio, às 19h e Tassia Holsbach, que se apresentará no dia 19 de maio, às 16h ambas na Praça dos Omaguás. Além delas, o cantor Otto interpretará Martinho no Restaurante Bona, a partir das 19h do dia 19 de maio.
Workshops
As aulas práticas, com até 4 horas de duração, devem ser adquiridas de forma avulsa. Entre as opções estão Caligrafia Flat Pen, ministrada pelo designer com formação industrial Carlos Siqueira, que abordará letras e caracteres feitas à mão (dia 19/5, 10h00 às 14h00) e Lettering com Karol Stefanini, designer e blogueira, que falará sobre os conceitos e técnicas da ret do lettering, uma escrita artística. (dia 20/5, das 15h00 às 19h00). Ambos ocorrem na Sala Tomie Ohtake 1 e custam R$ 132,00 cada.
Cidade Path
Paralelamente à programação de palestras e shows, acontecem também as feiras e exposições de artes com acesso gratuito. Veja as principais:
Na Feira de Games estarão reunidos o que há de mais novo e inovador nesse universo (dias 19 e 20 de maio, das 9h00 às 19h30, na Sala Tomie Ohtake 2). Já a Feira de Startups, será um espaço para acolher empresas criativas e independentes, como a MindMiners, empresa de tecnologia que faz pesquisa digital (dias 19 e 20 de maio, das 9h às 20h, na Cobertura do Centro de Convenções). Por fim, a Feira Gastronômica terá foodtrucks estacionados na Praça dos Omaguás e Praça Professor Resende Puech das 12h às 20h, nos dois dias.
Filmes
Em parceria com a VICE, o Festival Path vai apresentar uma seleção de documentários latino-americanos, durante os dias dois dias do evento, das 20h às 23h, no Ballroom 3. A entrada é gratuita e a lotação ocorre por ordem de chegada.
O Festival Path acontece desde 2013 e foi idealizado pelos sócios Rafael Vettori e Fabio Seixas, criadores da plataforma de conteúdo “O Panda Criativo”. O objetivo dos sócios é reunir creators em um só lugar. Cerca de 15 mil pessoas participaram do evento em 2017 e para 2018, com a recente entrada do Storymakers na sociedade, a expectativa é de receber cerca de 20 mil pessoas durante os dois dias.
SERVIÇO
Festival Path 2018
A programação completa e os ingressos para atrações pagam estão no site.
Data: 19 e 20 de maio
Local: Bairro de Pinheiros, São Paulo.
Caso Ângela Diniz: o que aconteceu com Doca Street depois de matar namorada?
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?
Mãe da atriz Mel Maia de ‘Donos do Jogo’ morre aos 53 anos no Rio
Casarão na Avenida Paulista vira Casa do Natal do Boticário
‘O Filho de Mil Homens’ transborda poesia com Rodrigo Santoro em destaque





