Festival no Jardim Botânico é alvo de protestos nas redes e denúncia no MP
Autorização do Piknic Électronik em área de preservação ambiental está sendo criticada; parque afirma que local "sempre recebeu eventos abertos ao público"

O Piknic Életronik, um importante festival de música eletrônica, será realizado pela primeira vez no Brasil, em 4 de março. Entretanto, o local escolhido para abrigar o evento, o Jardim Botânico de São Paulo, tem sido alvo de críticas nas redes sociais e provocou a ação de deputados estaduais. Isso porque se trata de uma área de preservação ambiental, com fauna e flora típicas da Mata Atlântica, incluindo animais ameaçados de extinção.
+ Taxa ambiental começa a ser cobrada em Ubatuba a partir desta semana
O deputado estadual Carlos Giannazi (PSOL) protocolou uma representação no Ministério Público (MPSP) pedindo que o evento não seja realizado no local, porque ele seria “com uma área de preservação”. A deputada Marina Helou (Rede) também se manifestou contra o evento, e disse que a realização é “inapropriada pelos impactos aos animais, pelo volume da música e pela quantidade de lixo” que pode ser gerada.
Nas redes sociais, a hashtag #BotânicoNãoÉLugarDeFestival tem ganhado força e um abaixo-assinado online contra o festival já conta com mais de 18 mil assinaturas. Uma audiência pública sobre o festival será realizada nesta quarta-feira (8) na Assembleia Legislativa, às 19h.
Desde 2021, o Jardim Botânico é administrado pelo Reserva Parques, uma empresa privada que também é a responsável pelo Zoológico de São Paulo e pelos parques Villa-Lobos e da Água Branca. No Instagram da concessionária, diversas pessoas têm manifestado sua preocupação com o festival. “Nós pesquisadores, biólogos e cientistas não compactuamos com essa escolha. Um evento desse tipo no botânico será catastrófico. É uma falta de respeito com a fauna e flora do PEFI [Parque Estadual das Fontes do Ipiranga]. Já havíamos avisado sobre o porquê desse evento não ser uma boa ideia, mas como sempre somos ignorados”, afirmou uma mulher nos comentários.
Procurada, a Reserva Parques afirmou que o Jardim Botânico “sempre recebeu, com regularidade, eventos abertos ao público” como shows, apresentação de orquestras, corridas, eventos corporativos e casamentos, e que o Piknic Électronik não é diferente dos demais. A concessionária ainda informou que se reuniu com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística na última segunda-feira (6), quando “foram esclarecidos todos os detalhes sobre o conceito e a operação do evento, sem oposição a realização do mesmo”. Por fim, destacou que o evento será realizado em uma área pré-definida “sem nenhum ônus à fauna e flora da nossa área de reserva”.
O Piknic Életronik já foi realizado em cidades como Barcelona, Melbourne, Dubai, Santiago e Paris.