Ferramenta virtual permite o envio de mensagens póstumas
Com a ferramenta Chronos, o usuário pode perpetuar um legado digital e enviar testamentos a familiares
Já imaginou enviar recados para entes queridos depois da morte? Pode parecer macabro, mas é exatamente isso que a ferramenta virtual Chronos é capaz de fazer. Usando um cronômetro programável, é possível agendar o disparo de mensagens póstumas em formato de vídeo, foto ou até um testamento digital com documentos confidenciais, em qualquer data no futuro.
“Antes de um embarcar em um voo, pensei em como seria útil se eu pudesse programar o envio de senhas e documentos importantes para minha família caso algo desse errado na viagem. Assim nasceu a ideia do Chronos”, explica Miguel Sá, empreendedor responsável pela criação da ferramenta, lançada em março deste ano.
Mais tecnológico que as fitas deixadas pela personagem de 13 Reasons Why, o Chronos é acessível tanto no desktop, smartphones e tablets (via navegadores web como Chrome e Safari). Para manter a segurança dos arquivos, todo o conteúdo é armazenado na conta pessoal do usuário no Dropbox, integrado à ferramenta. O sigilo das informações também é garantido com protocolos de criptografia avançados.
A plataforma virtual oferece a opção de enviar e-mails sem limite no número de destinatários ou até programar posts na linha do tempo do Facebook . Quem não quiser usufruir da função fúnebre da ferramenta pode usá-la como um assistente pessoal, enviando lembretes de compromissos e programando mensagens automáticas de aniversário.
E, caso o usuário viva além da data programada das mensagens, o Chronos manda notificações quando o cronômetro for expirar. A ferramenta, enfim, faz jus à máxima “nunca é tarde demais”.