Estação Varginha, no extremo sul de SP, é inaugurada com atraso e inacabada

Terminal será operado pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 jan 2025, 15h15
Estação Varginha foi entregue com dez anos de atraso
Estação Varginha foi entregue com dez anos de atraso (Via Mobilidade/Divulgação)
Continua após publicidade

A Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos foi inaugurada nesta segunda-feira (27), após dez anos de atraso nas obras e ainda inacabada. As obras começaram em 2013 e deveriam ter sido entregues em 2025.

A estação será operada pela concessionária ViaMobilidade e atenderá cerca de 50 mil passageiros por dia útil, de acordo com o governo do estado.

A estação atende os bairros do extremo sul da capital, como Varginha, Vila Natal, Granja Nossa Senhora Aparecida, Jardim Maria Amália, Jardim Maria Fernandes e Jardim Guanabara.

A Estação Varginha terá três passarelas, sendo uma de interligação com o terminal de ônibus, construído pela CPTM e com previsão de conclusão em 2026.

Com 5 mil metros quadrados, a nova estação possui dois elevadores, quatro escadas rolantes e quatro fixas, além de banheiros adaptados e rota tátil. O acesso ocorrerá pelos dois lados da ferrovia – sendo o acesso leste a partir de passarela, conectada ao entorno por meio de escadas fixas e elevador.

Continua após a publicidade

De acordo com o governo, o acesso oeste será entregue aos passageiros até o final do primeiro trimestre de 2025, assim como o bicicletário com 280 vagas e o pátio ferroviário de manobras.

O início da operação da nova estação será assistida por no mínimo 90 dias, com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações. Neste período, não haverá cobrança de tarifa e um trem vai circular exclusivamente no trecho de 1,8 km entre Varginha e a estação Bruno Bruno Covas/Mendes-Vila Natal, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 14h, com intervalos de 15 minutos.

O horário de funcionamento poderá ser ampliado gradualmente até atingir o período comercial, das 4h à meia-noite. Durante a operação assistida, o usuário deverá utilizar o acesso leste da estação, pela avenida Nathália Pereira da Silva.

Continua após a publicidade

Ao entrar na Estação Varginha, o passageiro deverá descer do trem na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal. Para seguir viagem, será necessário passar por um corredor e pagar a passagem para voltar para o sistema. Em direção à Estação Varginha, o cliente poderá descer na Estação Bruno Covas-Mendes/Vila Natal e pegar o trem que estará em operação assistida, sem cobrança.

A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda para ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região. Também fazem parte do projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.