Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda começa a operar em horário integral

O início da operação integral acontece 270 dias após sua inauguração; a previsão máxima era de 90 dias

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 out 2025, 15h28 - Publicado em 27 out 2025, 14h07
Estação Varginha foi entregue com dez anos de atraso
Estação Varginha foi entregue com dez anos de atraso (Via Mobilidade/Divulgação)
Continua após publicidade

Inaugurada em 27 de janeiro deste ano, a estação Varginha começou a operar em horário integral, das 4h à meia-noite, com viagens diretas até a estação Osasco e cobrança de tarifa, desde o último sábado (25).

O início da operação estava previsto para no máximo 90 dias após a inauguração da estação, no entanto, esse prazo se triplicou e começou depois de 270 dias. Até então, a estação seguia em operação assistida com monitoramento dos sistemas, equipamentos e instalações e funcionamento reduzido.

A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado de São Paulo para obter explicações sobre o atraso. Segundo a assessoria, em 16/10, a CPTM entregou o certificado de segurança operacional pela empresa responsável pelo sistema de sinalização à concessionária da Linha 9-Esmeralda. O órgão afirma que a emissão do documento foi possível após a conclusão das obras de reposição de cabos e equipamentos vandalizados e furtados no trecho entre as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e Varginha.

A concessionária ViaMobilidade, operadora da linha, informa que, desde sua inauguração, a estação registrou cerca de 37 mil embarques. Com o início da operação integral, espera-se 26 mil passageiros por dia útil.

Histórico de atrasos

A Estação Varginha da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos foi inaugurada em janeiro, após dez anos de atraso nas obras e ainda inacabada. As obras começaram em 2013 e deveriam ter sido entregues em 2025.

Continua após a publicidade

A construção da Estação Varginha faz parte do projeto de expansão da Linha 9-Esmeralda para ampliar as opções de mobilidade e transporte público aos moradores da região. Também fazem parte do projeto as estações Bruno Covas/Mendes-Vila Natal e João Dias, ambas já entregues.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 32,90/mês