Esquina da São João com a Ipiranga passa por reforma
Repaginada prevê a instalação de quatro estátuas, mas deixa de fora Caetano Veloso, autor da canção símbolo do cruzamento
“Alguma coisa acontece no meu coração/ Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João/ É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi”, é o início da música de “Sampa”, de Caetano Veloso, trecho que deu fama a um dos cruzamentos do centro da capital, e que agora passa por reforma.
+Santos homenageia Chorão no dia que o músico faria 52 anos
Depois de muito espera, finalmente a requalificação do local teve início. Orçada em R$ 4,9 milhões, o projeto prevê uma série de intervenções no viário do entorno, tais como novas placas de identificação das ruas, restauração dos potes ornamentais, reforma das calçadas e travessias de pedestres, e também a criação de uma praça.
A região também ganhará quatro estátuas de bronze em homenagem aos músicos Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini, um fotógrafo de lambe-lembe e um tocador de realejo, esses dois últimos símbolos de outrora da região.
+Escolas paulistas têm alta de 77% nos casos de bullying
E se Caetano for até a região depois da reforma certamente não vai entender nada mesmo, já que ele não receberá homenagem alguma.
Inicialmente a obra, que deve ficar pronta em seis meses, começa nas calçadas da avenida Ipiranga, no trecho entre a avenida Rio Branco e rua do Boticário. O espaço ganhará piso de concreto, o que é mais seguro e acessível, segundo a prefeitura. As guias antigas de granito serão preservadas.
+Estação Belém da linha 3-Vermelha receberá portas na plataforma
A Ipiranga também ganhará uma faixa de pedestres em formato de “X”, que permite uma travessia mais rápida e segura, segundo a administração municipal.