Mancha Verde é a campeã do Carnaval de São Paulo
Resultado foi divulgado na tarde de terça (5)

A Mancha Verde, escola de samba do Palmeiras, é a campeã do Carnaval de São Paulo. A vitória ocorreu depois de uma disputa voto a voto com a Acadêmicos do Tatuapé, na tarde de terça (5). O título foi anunciado após apuração no Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte.
Essa é a primeira vez que a escola da Zona Oeste da capital vence a disputa em São Paulo. Em 2015, a Mancha Verde chegou a ser rebaixada para o grupo de acesso do Carnaval. No ano passado, foi a terceira colocada. Tucuruvi e Vai-Vai, as últimas colocadas, foram rebaixadas.
Neste ano, a escola levou para a avenida sobre o desfile sobre princesa africana Aqualtune para discutir escravidão, direitos de negros e mulheres e intolerância religiosa.
Nas cores verde, branco e vermelho, a escola cantou, sambou e desfilou em homenagem à saga da guerreira negra. O samba-enredo, “Óxala, Salve a Princesa! A Saga de uma Guerreira Negra!”, é um canto às tradições de origem africana: citou maracatu, Iemanjá, África e Zumbi dos Palmares.
Uma ala do grupo fez referência ao Congo como local de escoamento de marfim e outros produtos da região. Logo no primeiro carro alegórico, os destaque eram os elefantes com dentes de marfim e imagens de mulheres negras. A primeira ala entrou na avenida com fantasias ricas em detalhes com lantejoulas, brilhos e fitas. O verde em diferentes tonalidades dominou o desfile, que reuniu 3.000 componentes ao todo.
As polícias Civil e Militar reforçaram a segurança durante a apuração. Além do policiamento no Sambódromo, nas marginais e no entorno, a PM também foi responsável pela guarda das avaliações dos jurados. Agentes escoltaram as urnas até o local onde as notas serão divulgadas. A Polícia Civil cuidou da segurança na área da apuração para assegurar que não houvesse nenhum problema durante o evento.