Entenda o significado da Semana Santa, feriado oficial no Brasil
Confira como é calculado o período e quais práticas são realizadas

Além de ter um feriado celebrado nacionalmente no Brasil, a Semana Santa é a mais importante comemoração do ano litúrgico da Igreja Católica, ou seja, é o momento central no calendário utilizados pelo católicos para celebrar a vida de Jesus Cristo. A Sexta-Feira da Paixão, que acontece no dia 18 de abril deste ano, é o único feriado oficial no país da comemoração, instituída pelo artigo 2º da Lei 9093, de 1995, e não é uma data fixa.
Como são definidas as datas da Semana Santa?
As datas da Semana Santa são definidas a partir da Quaresma, um período de quarenta dias que compreende para os católicos práticas de jejum, penitências e caridades em preparação para a Páscoa. A Quaresma tem início na Quarta-Feira de Cinzas e se encerra no Domingo de Páscoa, dia que sempre deve cair no primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera.
Portanto, ambas as comemorações do Carnaval e da Semana Santa dependem dessa data, que foi definida no ano 325 D.C durante o Concílio de Niceia, um encontro de bispos que definiu as práticas e simbolismos do período.
Quais são as datas da Semana Santa em 2025?
O primeiro dia da Semana Santa é o Domingo de Ramos, que ocorreu neste domingo (13) e comemora a entrada de Jesus em Jerusalém. Na Quinta-Feira Santa (17), os católicos realizam a cerimônia de Lava-pés, rito baseado nos relatos de João sobre Jesus realizando-o na Última Ceia. Já o Sábado de Aleluia (19) é o dia da Vigília Pascal, que celebra a ressureição de Cristo.
- Domingo de Ramos: 13 de abril
- Segunda-feira Santa: 14 de abril
- Terça-feira Santa: 15 de abril
- Quarta-feira Santa: 16 de abril
- Quinta-feira Santa: 17 de abril
- Sexta-feira Santa: 18 de abril (feriado nacional)
- Sábado de Aleluia: 19 de abril
- Domingo de Páscoa: 20 de abril
Quais são as práticas católicas durante a Quaresma?
Muitos adeptos da religião costumam se abster do consumo de carne, realizar orações e serviços voluntários. Há ainda aqueles que usam vestimentas na cor roxa, que representa o arrependimento, conversão, penitência e o luto para o cristianismo.