Enem e vestibulares 2025: saiba como se preparar na reta final para as provas
Testes com simulados e leitura de notícias são as principais estratégias apontadas

Revisões curtas e bem direcionadas
Uma das estratégias de revisão de conteúdos é intensificar a inclusão de simulados na rotina de estudos. Além de reproduzir o ambiente da prova, o candidato pode testar seus padrões de erros e acertos, o que ajuda na identificação dos principais assuntos a serem revisados.
Plataformas digitais como o AYA Ensinah disponibilizam gratuitamente simulados online e uma seleção de apostilas voltadas para Literatura, Redação, Biologia e História.
Além dos simulados, os estudantes também podem recorrer a provas de edições anteriores do Enem e dos demais vestibulares para verificar os conteúdos que estiveram presentes nas avaliações dos últimos anos.
Acompanhar notícias
Tanto as redações quanto as questões objetivas interdisciplinares das provas costumam abordar temas atuais dos cenários político, econômico e cultural no Brasil e no mundo. Estudar atualidades pode auxiliar o candidato a reconhecer contextos e relacionar acontecimentos recentes aos conteúdos estudados, além de estimular a formação de repertório de argumentos e dados para a redação.
O professor Alex Romero, da Vortex Educação, alerta sobre os recortes de período cobrados pelas principais provas: “No caso do Enem, as questões costumam trazer recortes do primeiro semestre. Já vestibulares como Fuvest e Unicamp se limitam a acontecimentos até cerca de 45 dias antes da aplicação, já que os exames são elaborados com antecedência”.
Equilíbrio entre diferentes disciplinas
Dedicar muito tempo à mesma disciplina pode tornar o estudo improdutivo, além de induzir ao erro e deixar a rotina cansativa. O equilíbrio entre diferentes conteúdos e disciplinas favorece a retenção de informações por parte do candidato e garante maior chance de acertos nas provas.