Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Enem e vestibulares 2025: saiba como se preparar na reta final para as provas

Testes com simulados e leitura de notícias são as principais estratégias apontadas

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 out 2025, 18h45
Vestibular 2245
Confira dicas de preparação para os principais exames (Thinkstock/Divulgação)
Continua após publicidade
Continua após a publicidade

Com a chegada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 9 e 16 de novembro, e dos principais vestibulares do Brasil, aumenta tanto a expectativa quanto a necessidade de uma preparação estratégica para enfrentar a sequência de provas.

Afim de otimizar o tempo de estudos a menos de um mês do início da maratona de exames, confira dicas de planejamento na reta final:

Continua após a publicidade

Revisões curtas e bem direcionadas

Uma das estratégias de revisão de conteúdos é intensificar a inclusão de simulados na rotina de estudos. Além de reproduzir o ambiente da prova, o candidato pode testar seus padrões de erros e acertos, o que ajuda na identificação dos principais assuntos a serem revisados.

Plataformas digitais como o AYA Ensinah disponibilizam gratuitamente simulados online e uma seleção de apostilas voltadas para Literatura, Redação, Biologia e História.

Além dos simulados, os estudantes também podem recorrer a provas de edições anteriores do Enem e dos demais vestibulares para verificar os conteúdos que estiveram presentes nas avaliações dos últimos anos.

Acompanhar notícias

Tanto as redações quanto as questões objetivas interdisciplinares das provas costumam abordar temas atuais dos cenários político, econômico e cultural no Brasil e no mundo. Estudar atualidades pode auxiliar o candidato a reconhecer contextos e relacionar acontecimentos recentes aos conteúdos estudados, além de estimular a formação de repertório de argumentos e dados para a redação.

Continua após a publicidade

O professor Alex Romero, da Vortex Educação, alerta sobre os recortes de período cobrados pelas principais provas: “No caso do Enem, as questões costumam trazer recortes do primeiro semestre. Já vestibulares como Fuvest e Unicamp se limitam a acontecimentos até cerca de 45 dias antes da aplicação, já que os exames são elaborados com antecedência”.

Equilíbrio entre diferentes disciplinas

Dedicar muito tempo à mesma disciplina pode tornar o estudo improdutivo, além de induzir ao erro e deixar a rotina cansativa. O equilíbrio entre diferentes conteúdos e disciplinas favorece a retenção de informações por parte do candidato e garante maior chance de acertos nas provas.

 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de 35,90/mês