Em todo o estado, 202 urnas tiveram que ser substituídas
Votação vai até as 17h deste domingo; um prefeito foi preso por boca de urna
Boletim divulgado pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral) indica que 202 urnas tiveram que ser substituídas até as 12h30 deste domingo (2). Do total, 117 foram no interior, e outras 85, na capital.
O número representa apenas 0,17% do total de 115 510 equipamentos empregados em todo o estado.
- Escola onde Tarcísio votou fica a 400 metros de onde ele diz morar
- Mesária se recusa a cumprimentar Haddad em seção eleitoral
- Rodrigo Garcia (PSDB) é o primeiro candidato a governador a votar
O caso mais grave até agora foi o da prisão do prefeito de Bocaína, Marco Antonio Giro (DEM), por boca de urna, segundo o TRE-SP.
- Secretário de Saúde da prefeitura pede voto para Edson Aparecido
- Prefeito de Bocaina é preso por boca de urna
A cidade fica a 298 quilômetros de São Paulo, e Pipoca, como é mais conhecido o prefeito, foi preso por abordar eleitores e levado à delegacia.
Segundo o TRE-SP, Pipoca foi flagrado pelo chefe do cartório eleitoral e pelo juiz eleitoral Alexandre Vicioli. O prefeito estava perto da Escola Municipal Santa Rita de Cássia distribuindo “santinhos”, e também portava adesivos de campanha eleitoral. O material foi apreendido, e o prefeito, levado à Delegacia de Polícia. Ele alegou em suas redes sociais que apenas estava “falando com o povo”.
Eleitores aptos
No primeiro turno das eleições deste ano, que acontece neste domingo (2), das 8h às 17h, mais de 34,6 milhões de eleitores, sendo 53% mulheres e 46,9% homens, estão aptos a votar em todo o estado de São Paulo, sendo 9,3 milhões só na capital. Neste ano estão registrados 3 655 candidatos no estado, e apenas 167 deles serão eleitos: governador e vice-governador; senador; 94 deputados e e 70 deputados federais, além de presidente e vice.
A segurança nos 10 853 pontos de votação do estado, sendo 2 049 só na cidade de São Paulo, foram reforçados. Estão trabalhando mais de 83 000 agentes, que, além dos pontos de votação, também farão a segurança dos cartórios eleitorais, e na escolta dos juízes e reforçarão as equipes trabalhando nas delegacias de Polícia Civil.