Em meio a surto, capital inicia testagem rápida para Influenza A e B
Os 150 mil testes adquiridos pela prefeitura estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde a partir desta quinta (30)
A Prefeitura de São Paulo inicia nesta quinta-feira (30) a triagem de pacientes com sintomas de gripe por meio de testes rápidos para a Influenza A e B, que estarão disponíveis para a população nas Unidades Básicas de Saúde da capital.
Segundo a administração municipal, os 150 mil novos testes são destinados aos pacientes que procurarem as UBSs com sintomas respiratórios. Desde a semana passada, esse atendimento é feito sem agendamento prévio.
A medida visa conter o aumento recente dos casos de gripe em São Paulo, que já representam quase um quarto das internações por complicações respiratórias na cidade.
Vacinação
Além da testagem, outra medida para conter os casos de Influenza é a vacinação. Desde a última terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a campanha de vacinação contra a gripe, agora aberta para todos com mais de seis meses de vida. Até o dia 27, a aplicação de imunizantes estava restrita aos maiores de 60 anos, às crianças de 6 meses até cinco anos completos, às grávidas e puérperas.
A iniciativa ocorre em meio à pouca procura pela vacina: nesta segunda (27), foram aplicadas apenas 7,6 mil doses na capital paulista.
A SMS recebeu 1 milhão de doses da vacina contra a gripe. O Instituto Butantan atendeu a um pedido da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) da SMS, que enviou ofício solicitando doses adicionais do imunizante.
A campanha, segundo a secretaria, ocorre enquanto houver doses no estoque das UBSs. A prefeitura afirma ainda que não é preciso adotar um intervalo entre a aplicação de uma vacina contra a gripe e contra a Covid-19, sendo possível tomar ambas no mesmo dia.
A imunização acontece em todas as 469 Unidades Básicas de Saúde de São Paulo, sempre das 7h às 19h. Veja a lista de endereços aqui.
+Assine a Vejinha a partir de 6,90.