Efeito Anitta leva a alta de 30% de títulos de eleitor de 15 a 17 anos
Dados do TRE-SP indicam que cartórios emitiram 408 novos documentos por dia em março
A campanha de artistas para que incentiva os jovens a tirar o título de eleitor levou a uma alta de 30% nos pedidos de novos documentos para adolescentes de 15 anos a 17 anos registrados nos cartórios eleitorais da cidade de São Paulo. A evolução ocorreu no comparativo de março com fevereiro deste ano.
+Detentos cuidam de gatos e cães em presídio de São Paulo
No período, a quantidade de eleitores aptos nessa faixa etária passou 42 145 para 54 802.
O chamado efeito Anitta, já que a cantora é uma das que mais se empenham para levar a importância da participação dos jovens no processo da escolha dos candidatos nas próximas eleições, mostra que a capital ganhou 12 657 eleitos mirins em um mês, numa média de 408 por dia.
+Esquina da São João com a Ipiranga passa por reforma
Só para se ter uma ideia, a média diária daqueles que foram tirar o título é pouco menos do que os 1 373 ao dia daqueles que se vacinaram contra a Covid-19 no mesmo no mesmo período, e na mesma faixa etária.
Quando se observa a estratificação dos dados que a Vejinha teve acesso junto ao TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), observa-se que o número de eleitores de 15 anos e que vai completar 16 anos no dia das eleições, 2 de outubro, mais do que dobrou na cidade (eram 568 em janeiro, número que passou para 972 em fevereiro chegando a 2 030 em março).
Apesar da evolução geral, apenas 13,31% daqueles com 15 anos a 17 anos que podem tirar o título de eleitor o fizeram até agora. Isso porque a cidade de São Paulo contava com cerca de 429 000 jovens no início de outubro de 2021, segundo estimativas da Prefeitura de São Paulo.
+Santos homenageia Chorão no dia que o músico faria 52 anos
Sozinha, a capital representa 28% de todos os novos títulos emitidos para essa faixa etária no estado, de 45 220. Em fevereiro, os 645 municípios paulistas contavam com 144 631 eleitores mirins, número que passou para 189 851 no final de março, numa alta de 31,3%.
Além dos artistas, a própria Justiça Eleitoral realizou uma semana para estimular a participação dos adolescentes no processo de escolha de seus representantes.
Como tirar o título
O cadastro eleitoral pode ser feito até o dia 4 de maio. Também este é o prazo limite para regularizar o documento junto a Justiça Eleitoral.
+Escolas paulistas têm alta de 77% nos casos de bullying
Não é necessário ir presencialmente até um cartório eleitoral para fazer o documento, que pode ser obtido pela internet pelo site do Titulo Net. O procedimento é bem simples e o passo a passo pode ser conferido por meio do vídeo abaixo.