Doria nomeia ex-secretário de Esportes para Memorial da América Latina

Aliados do governador afirmam que Jorge Damião não tem experiência na área cultural para assumir o cargo

O governador João Doria (PSDB) nomeou nesta quarta-feira (13) seu ex-secretário de Esportes para assumir a presidência do Memorial da América Latina.

Jorge Damião comandava a Secretaria de Esportes na época que Doria era prefeito de São Paulo, de janeiro 2016 a abril de 2018. Ele ficou no cargo até julho de 2018, quando a prefeitura já estava sob a batuta de Bruno Covas (PSDB). O atual dono do cargo assumiu a vaga deixada por Doria em abril de 2018, quando o tucano entrou na disputa pelo governo paulista.

A nomeação de Damião foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial. A indicação já tinha sido aventada pelo governador e provocou discussões sobre sua legalidade. Isso porque a lei a lei 6.472/89 determina que o Memorial seja presidido por alguém que “exerça atividades afins com a fundação”.

Antigos aliados de Doria com trânsito na área da cultura afirmam que, de fato, Damião não tem experiência nenhuma na área e dizem que ele ganhou o cargo como forma de “compensação”. “Ele não tem a mais vaga ideia de nada sobre cultura. Não sabe diferenciar Fellini de Pasolini”, disse um interlocutor próximo ao governador, se referindo aos dois clássicos diretores de cinema italianos.

Damião afirmou, porém, que tem sim experiência na área. “Eu já fui diretor de relações institucionais da TV Cultura, e colaborei com a Virada Cultural quando estive na Prefeitura”, disse o novo diretor do Memorial.

Fundado em 18 de março de 1989, o Memorial é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Construído em uma área de 84 000 metros quadrados na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, o edifício surgiu com o objetivo de ser um núcleo de expressões culturais e políticas da América Latina. O planejamento cultural do Memorial foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, um dos maiores defensores da integração latino-americana.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s