Continua após publicidade

Doria nomeia ex-secretário de Esportes para Memorial da América Latina

Aliados do governador afirmam que Jorge Damião não tem experiência na área cultural para assumir o cargo

Por Ricardo Chapola
Atualizado em 13 fev 2019, 19h02 - Publicado em 13 fev 2019, 15h48
Jorge Damião é o novo presidente do Memorial da América Latina (Divulgação/Veja SP)
Continua após publicidade

O governador João Doria (PSDB) nomeou nesta quarta-feira (13) seu ex-secretário de Esportes para assumir a presidência do Memorial da América Latina.

Jorge Damião comandava a Secretaria de Esportes na época que Doria era prefeito de São Paulo, de janeiro 2016 a abril de 2018. Ele ficou no cargo até julho de 2018, quando a prefeitura já estava sob a batuta de Bruno Covas (PSDB). O atual dono do cargo assumiu a vaga deixada por Doria em abril de 2018, quando o tucano entrou na disputa pelo governo paulista.

A nomeação de Damião foi publicada na edição desta quarta do Diário Oficial. A indicação já tinha sido aventada pelo governador e provocou discussões sobre sua legalidade. Isso porque a lei a lei 6.472/89 determina que o Memorial seja presidido por alguém que “exerça atividades afins com a fundação”.

Antigos aliados de Doria com trânsito na área da cultura afirmam que, de fato, Damião não tem experiência nenhuma na área e dizem que ele ganhou o cargo como forma de “compensação”. “Ele não tem a mais vaga ideia de nada sobre cultura. Não sabe diferenciar Fellini de Pasolini”, disse um interlocutor próximo ao governador, se referindo aos dois clássicos diretores de cinema italianos.

Continua após a publicidade

Damião afirmou, porém, que tem sim experiência na área. “Eu já fui diretor de relações institucionais da TV Cultura, e colaborei com a Virada Cultural quando estive na Prefeitura”, disse o novo diretor do Memorial.

Fundado em 18 de março de 1989, o Memorial é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Construído em uma área de 84 000 metros quadrados na Barra Funda, na Zona Oeste de São Paulo, o edifício surgiu com o objetivo de ser um núcleo de expressões culturais e políticas da América Latina. O planejamento cultural do Memorial foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro, um dos maiores defensores da integração latino-americana.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.