Dois bebês morrem por conta de sarampo em São Paulo
Já são três casos fatais provocados pela doença confirmados pela Secretaria de Saúde; campanha de vacinação termina neste sábado (31)
A Secretaria Estadual de Saúde confirmou na noite desta sexta-feira (30) a morte de dois bebês por sarampo.
As vítimas foram uma menina de quatro meses, de Osasco, na região metropolitana, e um garoto de nove meses, da capital.
Com essas mortes, o estado soma três casos fatais da doença desde 1997. Na terça-feira (27), um homem de 42 anos também morreu, vítima da doença. Segundo a Secretaria de Saúde, ele não tinha histórico de imunização contra o sarampo.
Até o momento, a pasta detectou 2.457 casos de sarampo no estado. Mais de 66% deles (1.637 casos) ocorreram na cidade de São Paulo.
A campanha de vacinação contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos e bebês de meses a um ano de idade vai até este sábado (31). A recomendação, de acordo com a secretaria, é a de que todos que fazem parte do público alvo da campanha se imunizem – mesmo aqueles que já tiverem tomado as duas doses da vacina anteriormente.
“A recomendação para as mães de crianças com idade inferior a 6 meses é evitar exposição a aglomerações, manter higienização adequada, ventilação adequada de ambientes, e sobretudo que procurem imediatamente um serviço de saúde diante de qualquer sintoma da doença”, diz o comunicado emitido pela pasta.
Alguns dos sintomas do sarampo são: manchas vermelhas pelo corpo, febre, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa bucal.