Irmão da deputada Sâmia Bomfim é um dos médicos assassinados no RJ
Ele e outros três médicos foram baleados em um quiosque na Barra da Tijuca
Quatro médicos de São Paulo foram baleados na cidade do Rio de Janeiro na madrugada desta quinta (5). Um deles é irmão da deputada Sâmia Bomfim (Psol).
+Metroviários convocam assembleia sobre possível greve na semana que vem
Diego Ralf Bomfim, de 35 anos, é ortopedista especialista em reconstrução óssea. Ele e os médicos Daniel Sonnewend Proença, 32 anos, Marcos de Andrade Corsato, 62 anos, e Perseu Ribeiro Almeida, 33 anos, estavam na cidade para participar de um congresso.
Os médicos estavam hospedados na Barra da Tijuca, no Hotel Windsor, na Avenida Lúcio Costa, para o 6º Congresso Internacional de Cirurgia Minimamente Invasiva do Pé e Tornozelo. Eles saíram do hotel e foram para um quiosque em frente, onde passaram a comer e beber cerveja. Às 00h59, um carro branco parou na avenida e dele saíram três homens que deram, ao menos, 20 tiros contra os médicos, segundo a perícia da polícia civil.
Diego foi levado para o Hospital Municipal São Lourenço, mas não resistiu. Daniel foi levado com vida para o Hospital Municipal Lourenço e seria transferido para uma unidade particular. Já Marcos e Perseu morreram na hora.
A principal suspeita da polícia é de execução, já que as vítimas não tiveram nenhum de seus pertences roubados.
Repercussão
A Universidade de São Paulo (USP) lamentou as mortes. “O Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da FMUSP recebeu com consternação a notícia do falecimento de Marcos de Andrade Corsato, médico assistente dedicado e atuante do grupo de Tornozelo e Pé da instituição, bem como dos ex residentes Diego Ralf Bomfim e Perseu Ribeiro Almeida. O IOT- HCFMUSP estende as condolências aos familiares e amigos”, afirmaram, em nota.
Na rede social X, o antigo Twitter, o ministro da justiça Flávio Dino se pronunciou sobre o assunto. “Em face da hipótese de relação com a atuação de dois parlamentares federais, determinei à Polícia Federal que acompanhe as investigações sobre a execução de médicos no Rio. Após essas providências iniciais imediatas, analisaremos juridicamente o caso. Minha solidariedade à deputada Sâmia, ao deputado Glauber e familiares”, escreveu. Ele se refere ao marido da deputada, o também deputado Glauber Braga (Psol), cunhado do médico Diego Bonfim.
O presidente Lula (PT) também se pronunciou pela rede social. “Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida na orla da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, na madrugada desta quinta-feira. As vítimas estavam na cidade para um Congresso Internacional de Ortopedia. Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso”, publicou.