Dicas e destinos para viajar e planejar as férias de verão
Confira os melhores horários para pegar a estrada e opções para visitar o interior e litoral de São Paulo

Mais de 4 milhões de veículos devem passar pelas rodovias que têm saída da cidade e da Grande São Paulo e levam ao litoral e interior do estado. A estimativa é da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). Para aproveitar o verão e organizar as viagens, preparamos um roteiro com sugestões para evitar imprevistos e escolher destinos próximos à capital. Confira a seguir.
Na estrada
Os deslocamentos para a celebração do Natal terão reforço com a Operação Verão, conduzida pela Ecopistas no corredor Ayrton Senna/Carvalho Pinto, que dá acesso às vias em direção a praias do litoral Norte de São Paulo e à região do Vale do Paraíba.
+ Conheça os bastidores do Natal em shoppings de São Paulo
Para se planejar e evitar o trânsito, a concessionária prevê que o movimento deve ser mais intenso em direção ao interior na sexta (20), das 7h às 19h, e no sábado (21), das 6h às 13h. No retorno, o aumento do fluxo está previsto para quarta (25), das 15h às 22h.
No período de Ano-Novo, entre 26 de dezembro de 2024 e 1º de janeiro de 2025, a movimentação mais intensa está prevista para quinta (26), das 7h às 18h, sexta (27), das 6h às 19h, e sábado (28), das 5h às 17h. No sentido da capital, o maior fluxo deve ocorrer na quarta (1º), das 11h às 20h.
No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, os horários de maior movimento no Natal serão na segunda (23), das 16h às 20h, na terça (24), das 9h às 14h, na quarta (25), das 16h às 21h, e na quinta (26) das 7h às 11h, de acordo com a Artesp.
Pelo Sistema Castello-Raposo, operado pela ViaOeste, é esperado um fluxo total de aproximadamente 749 mil de veículos no período. Os horários de maior movimento devem ocorrer na segunda-feira (23), entre 16h e 20h, terça-feira (24), das 9h às 14h, e no retorno do feriado, quarta-feira (25), entre 16h e 21h, e na quinta-feira (26) entre, 7h e 11h.
Pelo litoral
São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba são algumas das opções no litoral norte, que atrai famílias, surfistas e aventureiros o ano todo.
Distante do centro de Ubatuba, a praia de Itamambuca tem uma orla com areia clara e mar verde, ideal ára a prática de surfe. A Praia do Bonete e a Praia do Cedro do Sul, ambas na região sul, agradam quem busca locais mais desertos. E a Praia da Sununga (onde está a Gruta que Chora) e a Praia do Lázaro são alternativas com mais estrutura de quiosques e vendedores.
Em São Sebastião, são 53 praias, entre elas as mais conhecidas Maresias e Juquehy. A 25km do centro, a Praia de Paúba é menor, com mar calmo e menos agitação.
As praias de Ilhabela estão localizadas ao longo da estrada que liga o Sul ao Norte da ilha, passando pela região central. A mais agitada do circuito é Praia da Ilha das Cabras, seguida por Praia do Julião, bem servida de restaurantes, e Praia da Feiticeira, com pouca infraestrutura. Entre as mais equipadas de quiosques está Praia Grande, que reúne quadras de esportes, bares e aluguel de equipamentos esportivos — e até uma igrejinha.
Com cachoeiras
O interior paulista guarda tesouros nacionais entre vales, montanhas e florestas com cachoeiras e tranquilidade.
Em Joanópolis, na Serra da Mantiqueira, a Cachoeira dos Pretos é um dos locais mais famosos, com a queda d’água de 154 metros, uma das mais altas do estado. Joanópolis está a aproximadamente 120 km da capital paulista, com acesso pela Rodovia Fernão Dias.
No Vale do Paraíba, a Cachoeira da Pedreira é cercada por vegetação densa com vista para as montanhas. Fica em Lavrinhas, localizada a 230 km de São Paulo.
Outra opção é a Cachoeira Grande, em Lagoinha, pequena cidade do Vale. Além da cachoeira, dá para explorar as trilhas ao redor e descobrir diferentes pontos de vista da queda d’água.
Mas a mais próxima da capital fica no Parque Estadual da Cantareira. A Cachoeira do Engordador pode ser acessada por uma trilha de 3 km e o ingresso para o parque custa R$ 55 (inteira), com direito às três áreas de visitação: Pedra Grande, Águas Claras e Engordador.