Clique e assine por apenas 6,90/mês

Dois passeios fazem homenagem para mulheres que marcaram a cidade

Lina Bo Bardi e Ema Klabin estão entre as homenageadas

Por Camila Pusiol - 7 mar 2019, 18h42

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, dois passeios guiados nesta semana destacam curiosidades históricas sobre a presença feminina no desenvolvimento da capital paulista. Confira:

Neste sábado (9),  agência Passeios Baratos promove um tour destacando a influência da arquiteta Lina Bo Bardi e da empresária e filantropa Ema Klabin. Os participantes irão conhecer a Casa de Vidro, primeiro projeto da arquiteta ítalo-brasileira e o Fundação Ema Klabin, casa-museu que homenageia a empresária. Para participar é necessário fazer inscrição prévia pelo WhatsApp (11) 94562-3015. O valor de 110 reais inclui transporte fretado, guia de turismo, ingressos e lanche.

Passeio na Casa de Vidro homenageia Lina Bo Bardi Renato Navarro/Acervo Dedoc

Já o Pátio Metrô São Bento, juntamente com o Caminhos do Triângulo, promoverá todos os sábados do mês, sempre às 11h, um tour histórico. O passeio gratuito acontece na região central e destaca figuras femininas presentes nas construções, monumentos e memórias da cidade,  entre elas estão Yolanda Penteado e Maria Augusta Saraiva.

Conjunto arquitetônico do Pátio do Colégio, no centro histórico da cidade, está na rota do passeio Luiz Aymar/Veja SP

O objetivo do passeio é resgatar como estas mulheres viviam e quais foram os seus papéis na formação da cidade. O ponto de encontro é o Pátio Metrô São Bento. Por lá, serão distribuídos senhas por ordem de chegada 30 minutos antes do início da atividade. O trajeto inclui, entre outros pontos, a Igreja de São Bento,  a praça Antônio Prado, a rua XV de Novembro, o Pátio do Colégio e o Solar da Marquesa de Santos.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade