Dia da Consciência Negra: veja o que abre e fecha dos serviços oferecidos pelo estado
Hospitais funcionam normalmente, mas Poupatempo e outros equipamentos estaduais têm mudanças no funcionamento
Com o feriado da Consciência Negra nesta quarta-feira (20), o funcionamento dos serviços oferecidos pelo governo de São Paulo terá algumas alterações. Veja o que abre e o que fecha e programe-se:
- Saúde
Os hospitais estaduais mantêm o funcionamento normal para atendimento às urgências e emergências, tanto nos prontos-socorros quanto nos setores de internação e centros cirúrgicos.
No feriado, os postos de doação da Pró-Sangue Mandaqui, Dante e Barueri ficarão fechados durante todo o dia. Já os postos das Clínicas e de Osasco estarão abertos das 8h às 16h.
Na quinta-feira (21) e na sexta-feira (22), o posto de doação da Pró-Sangue de Barueri estará fechado devido à emenda do feriado do Dia de Nossa Senhora da Escada. Para mais informações, acesse: https://www.prosangue.sp.gov.br.
As unidades da Farmácia Dose Certa, Farmácias de Medicamentos Especializados (FME), Unidades Dispensadoras (UD) e Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), também estarão fechadas. O Departamento Regional de Saúde (DRS) será o único a ter expediente normal no feriado do Dia Consciência Negra.
- Poupatempo
Os postos do Poupatempo em todo o estado estarão fechados na quarta-feira. As atividades presenciais serão retomadas no dia seguinte, mediante agendamento prévio e totalmente gratuito pelos canais oficiais.
Durante o feriado, as opções digitais permanecem disponíveis à população por meio do portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo SP.GOV.BR, totens de autoatendimento e pelo WhatsApp, no número (11) 95220-2974.
Entre os serviços oferecidos estão: a renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho Digital, seguro-desemprego, atestado de antecedentes criminais e pesquisa de débitos, entre outros.
- Transportes metropolitanos
As empresas vinculadas à Secretaria dos Transportes Metropolitanos (CPTM, EMTU e Metrô) terão mudanças na operação durante o feriado.
Operação nos trilhos
As linhas da CPTM e do Metrô vão circular com intervalos iguais aos de um domingo durante o feriado. Além disso, as empresas vinculadas também contarão com monitoramento da demanda de passageiros, com trens reservas de prontidão em pontos estratégicos, que, se necessário, serão adicionados para reforçar a oferta no sistema.
Ônibus intermunicipais
Os ônibus intermunicipais gerenciados pela EMTU, que circulam nas cinco regiões metropolitanas do estado, funcionarão com programação horária de domingo na quarta-feira.
A operação será monitorada para qualquer ajuste necessário. Informações detalhadas sobre os horários de partida e itinerários podem ser obtidas no site https://www.emtu.sp.gov.br ou no aplicativo da EMTU.
- Bom Prato
Referência no combate à fome, o Programa Bom Prato abrirá 31 das suas 75 unidades fixas durante o feriado. A partir da quinta-feira (21), o funcionamento do Bom Prato volta à normalidade em todos os restaurantes.
Veja a relação das 31 unidades que abrem aos sábados e feriados: 25 de Março, Bauru, Brás, Campinas, BP Refeitório Luz, Capão Redondo, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franca, Francisco Morato, Guaianases, Guarulhos, Itaquera, Jacareí, Lapa, Limão, Mogi das Cruzes I, Osasco, Rio Claro, Santana, Santo Amaro, Santo André I, Santos I, São Bernardo do Campo I, São José dos Campos, São Mateus, Suzano, Taubaté, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.
- Sabesp
A Central de Atendimento Telefônico (telefone 0800 055 0195) funciona 24 horas todos os dias. O mesmo vale para o atendimento automatizado pelo WhatsApp (11 3388-8000), que atende por mensagem de texto 24 horas todos os dias. Na Agência Virtual (https://agenciavirtual.sabesp.com.br/home), onde é possível consultar informações sobre contas e acessar outros serviços, o atendimento também é 24 horas, todos os dias da semana.
O atendimento automatizado pelo chat é feito 24 horas por dia. Já com os atendentes funciona diariamente das 8h às 21h, inclusive aos feriados, pelo link: https://sabesp-chat.sabesp.com.br/#/.
Na Sabesp Soluções Ambientais (0800 771 2482), o atendimento também é normal.
- Parques urbanos
Veja no link a seguir os horários de funcionamento dos Parques Urbanos (https://www.saopaulo.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Infos-Parques.pdf) administrados pela Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
- Defesa Civil do Estado
A Defesa Civil do Estado fica à disposição por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências, pelo telefone 2193 8888 e e-mail: defesacivil@sp.gov.br.
Direitos da Pessoa com Deficiência
A unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro localizada no Jardim Humaitá, na capital, equipamento sob gestão da SEDPcD, não realizará atendimentos na quarta-feira, assim como as 17 unidades do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI) no estado.
Também não realizarão atendimentos os cinco Centros de Apoio Técnico (CATs) situados dentro das seguintes delegacias: 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo; 2ª Delegacia Seccional de Campinas; Delegacia Seccional de Guarulhos; Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – Deinter 3, de Ribeirão Preto; e 7ª Delegacia de Polícia de Santos. O Museu da Inclusão não receberá visitantes.
Todos esses equipamentos da SEDPcD restabelecem seus serviços na próxima quinta-feira.
Estará em funcionamento o serviço de Interpretação de Libras nas delegacias do estado que prestam atendimento ao público, bem como no aplicativo POUPATEMPO.SP.GOV.BR. Os intérpretes de Libras integram o programa São Paulo São Libras, da SEDPcD. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB) estará aberto para visitas.
- Fazenda
Todas as unidades da Secretaria da Fazenda no Estado estarão fechadas na quarta-feira nos municípios em que a data é considerada feriado. As atividades retornam normalmente na quinta-feira.
- Instituições culturais
A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado divulgou o horário de funcionamento dos seus equipamentos no dia 20. Veja detalhes:
Bibliotecas
Biblioteca de São Paulo (BSP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (BVL). Abertas, das 9h30 às 18h30.
Centro Cultural Memorial da América Latina. Aberto, das 10h às 17h (exceto a biblioteca, que estará fechada).
Complexo cultural Mundo do Circo. Aberto, com espetáculos às 10h30, 11h e 15h.
Museus na capital. Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade. Abertas, das 10h às 17h30 (permanência até as 18h)
Museu Afro Emanoel Araújo. Aberto, das 10h às 17h. No dia, haverá, ainda, o Ocupa MAB, que permanecerá até as 21h na marquise do Museu.
Memorial da Resistência de São Paulo. Aberto, das 10h às 18h.
Museu da Imagem e do Som (MIS) e MIS Experience. Aberto, das 10h às 18h.
Museu Catavento. Aberto, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h).
Museu da Imigração. Aberto, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h).
Museu do Futebol. Aberto, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h).
Museu da Diversidade Sexual. Aberto, das 10h às 18h.
Museu da Língua Portuguesa. Aberto, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30).
Museu das Culturas Indígenas. Aberto, das 9h às 18h.
Museu de Arte Sacra de São Paulo. Aberto, das 9h às 17h.
Pinacoteca de São Paulo. Aberto, das 10h às 18h.
Museu das Favelas. Temporariamente fechado.
Paço das Artes. Aberto, das 12h às 18h.
Museus no interior
Museu do Café. Aberto, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h).
Museu Casa de Portinari. Aberto, das 9h às 20h.
Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro. Aberto, das 9h às 18h.
Museu Índia Vanuíre. Aberto, das 9h às 18h.
Escolas
Edifício Oswald de Andrade (CULTSP PRO). Aberto, das 9h às 17h.
Conservatório de Tatuí. Fechado
EMESP Tom Jobim. Fechado.
SP Escola de Teatro. Fechado
Projeto Guri. Fechado.
Salas de Concerto
Sala São Paulo. Aberta, com evento Tucca Internacional às 20h30.
Teatros
Theatro São Pedro. Fechado.
Teatro Sérgio Cardoso. Aberto, com espetáculo às 19h.
Teatro Estadual de Araras. Aberto, com espetáculo a partir das 19h.
Teatro Procópio Ferreira/Tatuí. Aberto, das 11h às 12h e das 16h às 22h.
Fábricas de Cultura
Setor A (Zona Leste da capital, São Bernardo do Campo e Santos): abertas com atividades de promoção das 9h às 17h.
Setor B (Sul, Norte, Diadema, Osasco e Iguape), fechadas.