Derrota em Santo André liquida ‘cinturão vermelho’ do PT no ABC
Prefeito Carlos Grana, candidato à reeleição pelo partido em Santo André, foi derrotado no segundo turno pelo rival do PSDB por 21% a 79%
Tradicional reduto de esquerda e palco da ascensão do ex-presidente Lula à política, o ABC paulista já foi chamado de “cinturão vermelho” pelas vitórias expressivas do PT por ali. Esse tempo parece ter acabado: Carlos Grana, candidato à reeleição do partido em Santo André, foi derrotado no segundo turno por 21% contra 79% do rival Paulo Serra (PSDB).
+ Últimas notícias: fique por dentro do que acontece na cidade
Grana era o único ‘prefeitável’ do PT na região que tinha chances de eleição. Ainda no primeiro turno Manoel Eduardo Marinho, o Maninho, em Diadema; e Tarcísio Cecoli, em São Bernardo do Campo, terminaram em terceiro lugar. Em São Caetano do Sul, Márcio Della Bella amargou a sétimo posição.
Lula e Dilma Rousseff deicidiram não votar na segunda rodada de eleições municipais. O PT está fora da disputa nas duas cidades onde os ex-presidententes poderiam votar: São Bernardo do Campo (SP) e Porto Alegre (RS).
A informação oficial é de que Lula decidiu não comparecer às urnas hoje porque tem 71 anos, completados na última quinta (27). Conforme as regras do Tribunal Superior Eleitoral, o voto é facultativo para as pessoas acima dos 70 anos. Já Dilma não votou em Porto Alegre, onde tem domicílio eleitoral, pois, segundo a assessoria da petista, está em Belo Horizonte, onde foi visitar a mãe.
(com informações de Estadão Conteúdo)