Continua após publicidade

Delegado diz que dispersão de usuários de drogas pelo Centro é estratégia

"Nós estamos seguindo aqui em São Paulo exemplos do mundo", afirmou; moradores da região protestam contra movimentação do "fluxo"

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
22 Maio 2022, 12h51
A foto mostra fileira de policiais em meio a lixo na nova Cracolândia, na Praça Princesa Isabel
Megaoperação policial na nova Cracolândia (Polícia Civil/Veja SP)
Continua após publicidade

Roberto Monteiro, delegado da Polícia Civil de São Paulo, falou no último sábado (21) sobre a dispersão de usuários de drogas pelo centro de São Paulo. Segundo ele, a ação “permite que a polícia reprima o tráfico com mais facilidade e eficácia”.

“Nós estamos seguindo aqui em São Paulo exemplos do mundo: Frankfurt, Lisboa, Nova York, Bogotá, onde se provou que a dispersão de fluxos de dependentes químicos, porque sempre existe o traficante, ali naquele meio, permite que a polícia reprima o tráfico com mais facilidade e mais eficácia”, declarou.

+ “Não dá para ficar no meio da rua correndo atrás das pessoas”

Em contraponto, quem trabalha com ações sociais diz que o espalhamento dessa população dificulta o trabalho de voluntários e organizações, que não encontram com facilidade as pessoas em situação de vulnerabilidade que costumavam ser atendidas.

Continua após a publicidade

As ações na Cracolândia que espalham os usuários de drogas pela região também foi criticada por moradores. Eles fizeram manifestações nos últimos dias pedindo ao governo estadual e à prefeitura uma solução para o problema, já que há aumento da sensação de insegurança e muito lixo pelas ruas.

Em entrevista à VEJA SÃO PAULO, Luiz Carlos Zamarco, novo secretário municipal da Saúde, defendeu levar dependentes químicos para a delegacia e, com ajuda da família, encaminhá-los para internação involuntária. “Estamos há muito tempo no convencimento, mas não está resolvendo”, disse.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.