Datafolha em São Paulo: Haddad tem 34%, Tarcísio, 23%, e Rodrigo, 19%
O petista oscilou negativamente dentro da margem de erro, enquanto Tarcísio subiu e Rodrigo manteve-se estável
Pesquisa Datafolha divulgada na noite desta quinta-feira (22) revela os índices de intenção de voto para o cargo de governador de São Paulo. O candidato do PT, Fernando Haddad, segue na liderança, com 34% das intenções, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 23%, e o governador e candidato à reeleição Rodrigo Garcia (PSDB), com 19%. As informações são do G1.
+ Ipec em São Paulo: Haddad tem 34%, Tarcísio, 22%, Rodrigo, 18%
Dos três candidatos mais bem colocados, o petista foi o único que oscilou negativamente dentro da margem de erro, caindo de 36% para 34%, em comparação com a pesquisa anterior, de 15 de setembro. Tarcísio subiu de 22% para 23% e Rodrigo manteve-se com o mesmo índice, de 19%, em um empate técnico entre os dois.
A nova edição apresenta uma tendência de estabilidade nas intenções de voto no estado paulista, sem oscilações fora da margem de erro.
Cinco candidatos atingiram, cada um, 1% das intenções de voto: Carol Vigliar (UP), Gabriel Colombo (PCB), Edson Dorta (PCO), Elvis Cezar (PDT) e Antonio Jorge (DC). Altino (PSTU) e Vinicius Poit (Novo) não pontuaram.
A quantidade daqueles que se declararam indecisos subiu de 7% para os atuais 9%. O total de brancos e nulos manteve-se em 11%.
Enquanto Haddad se consolida, ao menos segundo as pesquisas, Rodrigo e Tarcísio travam um embate particular para saber quem irá ao segundo turno. O tucano tem vendido a imagem de não ter padrinho, e dizendo estar fora da polarização política entre seus adversários. Haddad é apoiado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), enquanto Tarcísio foi o ungido do presidente Jair Bolsonaro (PL) para a disputa.
Em um eventual segundo turno das eleições, o instituto aponta para uma vitória de Haddad nos cenários com qualquer um dos dois adversários. O petista soma 46% das intenções contra 41% de Rodrigo. Na simulação com Tarcísio, ele tem 49%, contra 38% do candidato do Republicanos.
A pesquisa foi contratada em conjunto pela TV Globo e o jornal “Folha de S.Paulo”. Foram ouvidas 2.000 pessoas entre os dias 20 e 22 de setembro em 86 municípios paulistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-07041/2022.
+ Assine a Vejinha a partir de 9,90.