Pista de curling agita São Paulo de 13 a 22 de agosto
Esporte sensação das Olimpíadas de Inverno chega à cidade; veja dicas da capitã da seleção norueguesa de curling para não fazer feio na pista
Entre os dias 13 e 22 de agosto, os paulistanos poderão se aventurar na pista de gelo do shopping Eldorado e treinar suas habilidades no curling, espécie de ‘bocha no gelo’ que virou hit nos Jogos Olímpicos de Inverno de Vancouver (Canadá). O ingresso custa R$ 10,00, mulheres não pagam, e a partida dura 30 minutos.
O objetivo no curling é deixar pedras de granito deslizadas sobre o gelo o mais perto possível do círculo central. Dois times disputam e cada equipe pode usar suas pedras para deslocar as pedras do adversário já lançadas. Há ainda vassouras com a função de ‘trabalhar’ a pista de gelo para as pedras a deslizarem melhor, já que, no início do jogo, a pista é borrifada com um spray d’água que congela, deixando a superfície áspera. Para garantir a estabilidade, os jogadores usam um par especial de tênis em que um pé desliza e o outro freia.
CONFIRA AS REGRAS
– A partida é composta por duas equipes de até 4 jogadores cada
– Um dos jogadores é o lançador, que deve fazer o arremesso. Antes de lançar a pedra, ele pode deslizar com ela por até 2 metros
– A equipes devem lançar quatro pedras, uma de cada vez. Para ajudar no deslizamento, cada equipe conta com dois varredores
– Ganha um ponto a equipe que deixar a pedra na posição mais próxima do círculo central no fim de cada end
– Os jogadores podem usar suas pedras para deslocar as do adversário
DICAS
Linn Githmark, capitã da seleção norueguesa de Curling, dá cinco dicas para quem quiser impressionar na arena:
1 – Use roupas confortáveis e quentes
2 – Lembre-se de descer no gelo com o pé que não escorrega (caso contrário você provavelmente cairá sentado)
3 – Quando estiver na pista, tente não jogar as pedras mais rápido do que o que você pode. Essa parte é a mais fácil. “É recomendável tentar colocar um pouco de ‘amor’ na hora de arremessar a pedra.”
4 – Tente relaxar os quadris um pouco antes da jogada
5 –”Esteja sóbrio na hora de jogar! Isso ajuda.”
Chad MacMullan, ex-jogador e fundador da Rock & Rings, programa de introdução ao curling nas escolas, também dá suas dicas aos iniciantes:
1 – Tenha uma atitude positiva e empolgação para experimentar algo novo. Permanecer sobre o gelo vai ser novo para muitos brasileiros, então, é preciso abraçar a oportunidade e aproveitar!
2 – Use tênis. Como a superfície é escorregadia, os participantes precisarão de uns adesivos para colar nos tênis, o que dará melhor aderência ao gelo.
3 – Curling é um esporte para todos porque não exige força ou velocidade, como outras modalidades. Deslizar no gelo e arremessar a pedra tem a ver com equilíbrio e estabilidade. Quanto mais equilibrada a pessoa for enquanto desliza no gelo, mais precisos serão os seus arremessos.
4 – Paciência é importante para aprender. Eu sei que os brasileiros nasceram com bolas de futebol pregadas nos pés. É como aqui, no Canadá, onde nós nascemos com tacos de hóquei ou vassouras de curling nas mãos.
5 – Entre na pista de curling divertir muito. O evento promete ser algo completamente novo e diferente. O curling atraiu um grande número de fãs no Brasil depois dos Jogos Olímpicos de Vancouver e essa será a grande oportunidade de experimentar este esporte maluco que foi transmitido pela TV.
TREINE ON-LINE
Veja dois sites para praticar na internet:
– Let’s Currrl!
+ Veja mais informações no site oficial do evento