Avatar do usuário logado
OLÁ,

“Criador de conteúdo 2.0 tem clientes, não seguidores”, diz CEO de faculdade para influencers

Fabio Duarte fala sobre diferenciais que influenciadores precisam ter no mercado atual

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 Maio 2025, 15h11 - Publicado em 20 Maio 2025, 12h08
criadores-de-conteudo
Espaço da nova faculdade Community voltada para creators (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Movimentando bilhões de dólares no mundo inteiro, a creator economy, um mercado em aparente expansão e pouco mapeado, atrai 20 milhões de pessoas no Brasil para a produção de conteúdos nas redes sociais, de acordo com pesquisa da Adobe. Para se destacar na área, é preciso atributos além da criatividade nas produções.

De acordo com o criador da FitDance e CEO da faculdade Community Creators Academy, fruto da parceria da Ânima Educação e Agência Califórnia, focada em ensino para criadores de conteúdo e empreendedores digitais, Fabio Duarte, é preciso pensar na longevidade da carreira. “Ter estratégia e pensar em um objetivo de carreira é o diferencial. O criador de conteúdo 2.0 tem clientes e não seguidores. Ele entende que é uma marca”, diz.

Para formar esses profissionais, ainda existem poucas opções de cursos e graduações. Uma delas foi aberta pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), que remodelou a graduação em Rádio e TV para Rádio, TV e Internet e possui pós-graduação em Criação de Conteúdos Audiovisuais, que inclui aulas sobre Marketing Digital.

A outra é a nova faculdade Community, na Vila Leopoldina, que possui dois programas: um curso de três meses voltado para profissionais liberais que desejam levar seus negócios para plataformas digitais e outro, de seis meses, para criadores de conteúdo se desenvolverem como empreendedores. “O criador é mais que um influenciador: pensa no modo business, empreende, entende de marketing digital, ética, direitos autorais e algoritmos. Por isso, vamos ter aulas dessas disciplinas, olhando o creator como um todo”, conta Duarte.

A faculdade, cujas aulas em junho com vagas limitadas, está com processo seletivo aberto e tem parceria com marcas que desenvolverão projetos com os alunos, entre elas a Guday, de Manu City, e Aura, de Jade Picon, YouTube, Spotify, Kwai, Hotmart, Ambev, Uber e Universal Music.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 29,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.