Crea-SP vai fiscalizar empresas de manutenção de aviões no estado
Ação visa verificar a regularidade das companhias que prestam serviços de manutenção de aeronaves

O Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo) começou na segunda-feira (10), uma força-tarefa de fiscalização com foco em empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves, incluindo táxi aéreo, fabricação de peças e componentes aeronáuticos. A operação tem caráter orientativo e preventivo. Na sexta-feira (7) passada, um avião de pequeno porte caiu na Barra Funda, na capital, matando o piloto e o proprietário da aeronave, além de oito feridos.
De acordo com o conselho, a ação visa verificar a regularidade das companhias que prestam serviços de manutenção de aviões, com análise de quadro técnico, prestadores de serviços e profissionais envolvidos. A iniciativa quer certificar que os responsáveis técnicos são habilitados e registrados, além do cumprimento das legislações vigentes sobre o exercício profissional.
Até o dia 21, estão programadas cerca de 577 diligências, sendo 175 apenas na capital. Mais de 80 outros municípios também são abrangidos.
Segundo o Crea, o objetivo das fiscalizações é garantir que apenas profissionais e empresas devidamente habilitadas realizem as atividades técnicas, promovendo a aplicação das normas técnicas e tecnologias para aumentar a segurança no transporte aéreo.