Ocupação do MTST terá sua própria Copa nesta quinta
Moradores não estão preocupados com a estreia do Brasil; homens vão usar vestidos para enfrentar as mulheres em competição interna de futebol
Apesar de estarem a cerca de 4 quilômetros da Arena Corinthians, muitos integrantes da ocupação Copa do Povo afirmam que não vão acompanhar nem pela televisão a estreia do Brasil na Copa. Afinal, ó terreno com cerca de 150 000 metros quadrados não tem energia elétrica. Apesar disso, animação não faltará nesta quinta-feira (12). Os moradores do acampamento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) realizarão seu próprio campeonato de futebol.
+ Itaquera se transforma para receber a Copa do Mundo
A partir das 9 horas, times formados pelos moradores se enfrentarão no campo de futebol improvisado na entrada do acampamento. “Vai ter a Copa lá, mas vamos fazer a nossa aqui. Só que aqui vai ser a Copa do povo”, diz a coordenadora Simone Rodrigues, de 39 anos.
+ Delegação da Croácia causa alvoroço no Bar da Dona Onça
Nesta quarta-feira (11), o assunto mais comentado entre os participantes do acampamento não era a seleção brasileira, mas o confronto que acontecerá entre homens e mulheres, um dos jogos da competição. Para a disputa ficar mais engraçada, eles terão de vestir roupas femininas, como saia e calça legging. “Estamos decidindo se os homens vão usar salto alto”, brinca Simone.
+ Não deixe de votar na Copa de Petiscos
Além das partidas de futebol, a ocupação terá uma série de atividades, como palestras, aulas de capoeira e forró. Como o acampamento não tem energia elétrica, grande parte dos moradores afirma que não vai assistir à partida de abertura do mundial. “No Japão ou em Itaquera não faz diferença. Nos dois casos eu só vou poder assistir a Copa de longe, pela televisão”, diz um morador, vestido com a camisa do São Paulo e com uma bola de futebol debaixo do braço.
+ Guia das cidades-sede do Mundial
Após promoverem manifestações em São Paulo nos últimos meses, os moradores do local receberam uma boa notícia no início da semana. O governo federal confirmou que atenderá algumas das reivindicações do grupo. Entre elas, a construção de moradias populares para a população de baixa renda no terreno hoje ocupado pelos integrantes do acampamento.
A ocupação Copa do Povo fica na Rua Malmequer do Campo, ao lado do Parque do Carmo, e conta com cerca de 2 000 famílias, que montaram barracos em um terreno de 150 000 metros quadrados abandonado há trinta anos.