Continua após publicidade

Conselho Regional de Nutrição critica alimento granulado de Doria

Batizado de 'Allimento', o composto é feito com tipos variados de comida que estejam fora do padrão de venda em supermercados

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 out 2017, 20h14
 (Divulgação/SUAMY BEYDOUN/Veja SP)
Continua após publicidade

O Conselho Regional de Nutricionistas da 3.ª Região se manifestou contra uma proposta da gestão Doria (PSDB) que distribuirá um composto a pessoas em situação de desnutrição que procurem a prefeitura. Alvo de críticas, a mistura é chamada de ‘ração’ nas redes sociais.

Batizado de ‘Allimento’, o granulado será feito com tipos variados de comida que estejam fora do padrão de venda em supermercados e será doada à prefeitura pela Plataforma Sinergia. “São liofilizados [desidratados] e transformados em um alimento completo: em proteínas, vitaminas e sais minerais”, explicou o prefeito em vídeo. A mistura é oferecida em forma de biscoitos e também pode ser usada em pães, bolos e massas.

Em nota divulgada nesta sexta (13), o órgão afirma que a proposta “contraria os princípios do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA), bem como do Guia alimentar para a população brasileira em total desrespeito aos avanços obtidos nas últimas décadas no campo da segurança alimentar e no que tange as políticas públicas sobre as ações de combate à fome e desnutrição.”

A iniciativa faz parte do Programa Alimento para Todos, resultado de um projeto do vereador Gilberto Natalini (PV), ex-secretário do Verde e do Meio Ambiente exonerado após desentendimentos.

Em Milão, o prefeito atribuiu as críticas a “total falta de conhecimento” e afirmou que o preparado é equivalente aos alimentos dados aos astronautas. “Aquilo foi desenvolvido por cientistas. É um trabalho de anos. Foi submetido à Prefeitura com todo o respaldo de cientistas. O alimento liofilizado dura anos. É o mesmo que os astronautas consomem em missões espaciais. É bom. Eu experimentei. Tem vários sabores”, afirmou. 

Continua após a publicidade

O site da Nasa, no entanto, afirma que os astronautas tem uma grade variedade de comida à disposição, incluindo doces, carne, frutos do mar e bebidas. Como a gravidade faz a comida flutuar, temperos tem que estar em estado líquido. Mas alguns alimentos são transportados in natura durante as missões. Frutas, carne e vegetais, por exemplo.

(com informações de Estadão Conteúdo)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.