Congonhas vai ganhar novo terminal após empresa espanhola assumir concessão
Empresa espanhola Aena assume a operação no dia 17 de outubro
A empresa espanhola Aena anunciou nesta segunda-feira (25) o cronograma para assumir as operações do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital, com início a partir do dia 17 de outubro. Um dos projetos é a construção de um novo terminal de passageiros.
+ Casa das Rosas se prepara para a reabertura após dois anos de reforma
Inicialmente, a concessionária pretende focar em melhorias na sala de embarque remoto, readequação das vias de acesso, reformas nos banheiro e revitalização da fachada. A entrega das obras está prevista para 2026.
A construção de um novo terminal de passageiros marcará uma segunda fase da concessão, com prazo previsto para junho de 2028. Ela virá acompanhada da ampliação do pátio das aeronaves e da distância das pistas, de modo a adequá-las a normas internacionais.
Além de Congonhas, a empresa, que já administra cinco aeroportos no Nordeste do Brasil, assume outros dez até o fim de novembro. Eles estão localizados em Minas Gerais (Uberlândia, Uberaba, Montes Claros), Mato Grosso do Sul (Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá) e Pará (Marabá, Carajá, Santarém e Altamira).
O pacote com onze aeroportos, incluindo o de Congonhas, foi arrematado em um leilão em agosto de 2022, pelo valor de 2,4 bilhões de reais.
Até o momento, a Aena investiu 3,3 bilhões em pagamentos iniciais para assumir as operações em todos eles. Os gastos incluem um plano de transferência, com visitas técnicas e treinamento com os novos profissionais que vão atuar nos locais.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





