Colônias se reúnem para ver a Eurocopa
Torcidas portuguesas, holandesas e polonesas se juntam para assistir aos jogos do torneio de seleções do continente
Aos 24 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Pepe, brasileiro naturalizado português, cabeceou para o gol e abriu o placar contra a Dinamarca, em jogo disputado na quarta (13), na Ucrânia, pela Eurocopa, o torneio de seleções do Velho Continente. Nesse mesmo momento, a cerca de 10.000 quilômetros de distância, na Casa de Portugal de São Paulo, na Liberdade, o corretor de imóveis Ernesto Augusto, filho de lusos radicado no Brasil, sacou um bumbo e começou a ditar o ritmo da comemoração dos quarenta torcedores, todos integrantes da colônia, que assistiram no local à vitória por 3 a 2. “Eu tinha uma reunião marcada para o mesmo horário, mas felizmente ela foi cancelada e pude vir para cá”, comemorava ele, enquanto agradecia a Nossa Senhora de Fátima pelo adiamento do tal encontro.
A seu lado, o modelo e estudante de administração Gustavo Gabriel Afonso Perestrelo, nascido em Funchal, ressaltava suas semelhanças com o craque Cristiano Ronaldo, outro nativo da capital da Ilha da Madeira. “Eu também tenho 1,84 metro de altura”, dizia, com o sotaque carregado típico, mesmo sendo morador de São Paulo desde os 5 meses de idade. Há quase dez anos, a Casa de Portugal — instituição dedicada a preservar a cultura lusa — é o ponto de encontro dos imigrantes e descendentes (são cerca de 300.000 no estado) durante as partidas da seleção nacional. Não é o único espaço que abriga as colônias europeias na cidade.
+ Mascotes: a fantasia do futebol
No dia 9, sábado, no bar alemão Zur Alten Mühle, no Brooklin, mais de 200 torcedores germânicos acompanharam a vitória sobre Portugal por 1 a 0, pela primeira rodada. A casa, geralmente pacata, transmite os jogos da tricampeã mundial desde a Copa de 2002 e tem capacidade oficial para 86 pessoas. “Isso aqui ficou uma loucura, ainda bem que eu estava preparado e não faltou nada”, afirma o sócio Werner Heying. Mesmo a mediana seleção polonesa, coanfitriã do evento, tem seu cantinho por aqui.
O restaurante Maria Escaleira, em Pinheiros, criou uma promoção para atrair visitantes: nos dias de jogos da equipe, quem pedir uma dose da vodca local Sobieski ganha outra de graça. Quinze adeptos do time vermelho e branco — ou da bebida, talvez — compareceram para o empate em 1 a 1 com a Grécia, no dia 8. Um público maior é esperado neste sábado (16), contra a República Checa. Já o tradicional pub O’Malley’s, nos Jardins, é um território mais democrático. Normalmente, a casa fica lotada para as partidas da Inglaterra e da Irlanda, mas a novidade é que também se tornou a sede de Holanda e Dinamarca. Para aproveitar o momento, novos itens foram adicionados ao cardápio neste mês: o bitterballen — bolinho holandês de carne desfiada — e dois pratos ingleses com salsicha.
Casa de Portugal de São Paulo
Local: Avenida Liberdade, 602, Liberdade, tel.: 3207-6512
Torcida: os portugueses se juntam no local desde 2003 para jogos de Copa do Mundo, Eurocopa e até amistosos
Atrativos: se a equipe se classificar para a segunda fase, as transmissões serão transferidas para o auditório do prédio; hoje ocorrem em uma sala
Próximo jogo: domingo (17) — Portugal x Holanda, às 15h45
Maria Escaleira
Local: Rua Cônego Eugênio Leite, 1055, Pinheiros, tel.: 2364-9913.
Torcida: o chef do restaurante é polonês.
Atrativos: durante as partidas, quem pede uma dose da vodca local Sobieski ganha outra de graça.
Próximo jogo: sábado (16) — República Checa x Polônia, às 15h45.
O Malley’s
Local: Alameda Itu, 1529, Cerqueira César, tel.: 3086-0780.
Torcida: além de normalmente receber irlandeses e ingleses, também se tornou ponto de encontro de holandeses e dinamarqueses durante o evento.
Atrativos: há três novos pratos no cardápio, um bolinho de carne desfiada típico da Holanda e dois pratos com salsicha originários da Inglaterra.
Próximo jogo: transmite todas as partidas desses países
Local: Rua Princesa Isabel, 102, Brooklin, tel.: 5044-4669.
Torcida: apertado reduto alemão, a lotação costuma superar a capacidade nos dias de partida.
Atrativos: não há alteração no cardápio do restaurante, mas duas novas televisões (ao todo são quatro) foram instaladas para o evento.
Próximo jogo: domingo (17) — Dinamarca x Alemanha, às 15h45.