Carnaval 2025: confira cinco dicas de segurança digital para evitar transtornos
Aprenda a adotar medidas preventivas eficazes para minimizar os prejuízos em casos de roubo ou furto

O Carnaval está chegando e os foliões já começam a se preparar para curtir a festa. No entanto, é fundamental não esquecer da segurança digital e financeira durante essa época.
Com a aglomeração de pessoas nas ruas, há quem se aproveite da situação para aplicar golpes ou furtos. Por isso, é importante manter-se vigilante e adotar algumas medidas preventivas para garantir que a diversão não seja interrompida por imprevistos.
A seguir, confira algumas dicas para evitar maiores prejuízos:
Proteja seu cartão pelo aplicativo
Ajuste os limites do cartão e das transações diretamente pelo aplicativo, se possível. Ative a exigência de senha para cada acesso e, sempre que necessário, habilite ou desabilite o cartão pelo celular. Priorize a verificação em duas etapas via SMS, chamada ou notificação no app para mais segurança.
Use carteiras digitais
As carteiras digitais são uma maneira segura de pagar e proteger seus cartões, já que utilizam criptografia e, em alguns casos, permitem o uso de biometria para evitar acessos não autorizados.
Aja rápido em casos de emergência
Se perder o celular ou for roubado, avise a instituição financeira imediatamente para bloquear transações fraudulentas. Também contate a operadora para bloquear o chip. Se possível, use o aplicativo Celular Seguro do Governo Federal para bloquear celulares roubados, protegendo seus dados. Não se esqueça de cadastrar uma senha para acessar o site.
Não fique logado no e-mail
Controle os dispositivos que acessam seu e-mail, pois ele pode ser usado para recuperar senhas de apps financeiros. Evite manter o e-mail logado no celular enquanto estiver na rua.
Invista em doleiras
Guarde seu celular e cartão em doleiras sob a roupa e evite deixá-los desbloqueados nas multidões. Não use wi-fi público e prefira a rede de dados do celular para evitar o roubo de informações. Também evite USBs públicos para carregar o aparelho, pois podem estar comprometidos.
*Com informações da Wise.