Carnaval 2025: confira cinco dicas de segurança digital para evitar transtornos

Aprenda a adotar medidas preventivas eficazes para minimizar os prejuízos em casos de roubo ou furto

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 fev 2025, 17h45 - Publicado em 16 fev 2025, 12h48
Multidão em bloco de carnaval
Cuidados no Carnaval: medidas garantem maior segurança em caso de roubo (Edson Lopes Jr./Prefeitura de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

O Carnaval está chegando e os foliões já começam a se preparar para curtir a festa. No entanto, é fundamental não esquecer da segurança digital e financeira durante essa época.

Com a aglomeração de pessoas nas ruas, há quem se aproveite da situação para aplicar golpes ou furtos. Por isso, é importante manter-se vigilante e adotar algumas medidas preventivas para garantir que a diversão não seja interrompida por imprevistos.

A seguir, confira algumas dicas para evitar maiores prejuízos:

Proteja seu cartão pelo aplicativo

Ajuste os limites do cartão e das transações diretamente pelo aplicativo, se possível. Ative a exigência de senha para cada acesso e, sempre que necessário, habilite ou desabilite o cartão pelo celular. Priorize a verificação em duas etapas via SMS, chamada ou notificação no app para mais segurança.

Continua após a publicidade

Use carteiras digitais

As carteiras digitais são uma maneira segura de pagar e proteger seus cartões, já que utilizam criptografia e, em alguns casos, permitem o uso de biometria para evitar acessos não autorizados.

Aja rápido em casos de emergência

Continua após a publicidade

Se perder o celular ou for roubado, avise a instituição financeira imediatamente para bloquear transações fraudulentas. Também contate a operadora para bloquear o chip. Se possível, use o aplicativo Celular Seguro do Governo Federal para bloquear celulares roubados, protegendo seus dados. Não se esqueça de cadastrar uma senha para acessar o site.

Não fique logado no e-mail

Controle os dispositivos que acessam seu e-mail, pois ele pode ser usado para recuperar senhas de apps financeiros. Evite manter o e-mail logado no celular enquanto estiver na rua.

Invista em doleiras 

Guarde seu celular e cartão em doleiras sob a roupa e evite deixá-los desbloqueados nas multidões. Não use wi-fi público e prefira a rede de dados do celular para evitar o roubo de informações. Também evite USBs públicos para carregar o aparelho, pois podem estar comprometidos.

Continua após a publicidade

*Com informações da Wise.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.