Cantareira registra somente 24,8% da capacidade do reservatório
Sistema é responsável por fornecer água para cerca de 9 milhões de pessoas
O Sistema Cantareira registrou somente 24,8% da capacidade total do reservatório em outubro nesta terça (21), segundo boletim diário da Sabesp. No mesmo dia, em 2023, o reservatório tinha 73% de volume ocupado. Em 2024, o valor foi de 46,6%.
O Sistema Guarapiranga também está com volumes baixos, com 46,9% do reservatório.
O Sistema Cantareira é composto pelos reservatórios Jaguari-Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Paiva Castro, e é responsável pelo fornecimento de água para cerca de 9 milhões de pessoas da Região Metropolitana de São Paulo.
Faixa de Restrição
Em 30 de setembro, o Sistema Cantareira registrou 28,31% de seu volume útil, o que colocou o sistema em Faixa de Restrição desde 1º de outubro, segundo a SP Águas. A medida é tomada quando o nível do reservatório atinge valores menores do que 30%. Desde então, a Sabesp só poderá retirar até 23 metros cúbicos por segundo de água, em vez dos 27 metros cúbicos por segundo, em vigor anteriormente.
A medida não era adotada desde janeiro de 2022. O governo paulista já vinha adotando medidas como a redução da pressão da água entre as sete da noite e as cinco da manhã, para preservar o nível dos reservatórios.
Confira a programação musical do Comer & Beber Experience 2025
The Cavern Club, berço dos Beatles, inaugura filial em São Paulo
Peças do acervo de Hebe Camargo serão vendidas a partir de R$49 por brechó em SP
Metanol: Ministrão recebe terceira notificação e pode ser fechado novamente
Alta performance para a gastronomia profissional