Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do Carnaval 2017 em São Paulo
Escola apresentou desfile que celebra a cultura africana e leva o troféu pela primeira vez
A escola Acadêmicos do Tatuapé foi escolhida a campeã do Carnaval 2017 em São Paulo. O título foi decidido na leitura da última nota do último quesito, o samba-enredo. Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde caíram do Grupo Especial.
A Acadêmicos celebrou a cultura e a religiosidade do povo africano em apresentação na madrugada de sexta (24) para o sábado (25). Leci Brandão e Sabrina Boing Boing participaram do desfile. O título do enredo é Mãe África conta a sua história: do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbabwe.
O desfile é o primeiro projeto do carnavalesco Flávio Campello na Tatuapé. Ele entrou no lugar de Mauro Xuxa, que profuziu os últimos cinco desfiles da escola.
É a primeira vez que a tradicional escola da Zona Leste leva o título no Grupo Especial. Em 2016, foi a vice-campeã. A Tatuapé foi fundada em 1952 com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel.
A campeã teve a mesma nota final que a Dragões da Real, que ficou em segundo lugar. Em reunião na tarde da segunda (27), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu o primeiro quesito de desempate: samba-enredo.
O terceiro lugar foi para a Vai-Vai. Campeã do ano passado, a Império de Casa Verde ficou em quarta posição em 2017.
APURAÇÃO
A apuração das notas começou por volta de 16h30 desta terça (28). As notas chegaram ao Sambódromo um pouco antes, em envelopes lacrados, às 12h.
As notas dos quesitos seguiram a seguinte ordem: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba-enredo.
No quesito fantasia, quatro escolas saíram com a nota final 10: Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real e Unidos de Vila Maria. Na avaliação da bateria, saíram-se bem a Casa Verde e a Rosas de Ouro. Todos os jurados deram nota 10 às escolas.
Quem se deu melhor no quesito comissão de frente foram a Mocidade Alegre e Mancha Verde, que receberam todas as notas 10. Na avaliação de mestre-sala e porta-bandeira, Vila Maria, Tucuruvi, Casa Verde e Nenê alcançaram todas as notas máximas.
No quesito harmonia, um dos jurados deixou de avaliar a Peruche. Neste caso, a regra diz que a agremiação deve atribir a média aritmética das outras notas dadas pelos demais jurados — neste caso, foram todas notas 10. Na avaliação de alegoria, tiveram pontuação máxima por todos os jurados a Gaviões e a Dragões.
Na evolução, nenhuma escola teve unanimidade de notas máximas dos avaliadores. No quesito enredo, tiveram todas notas 10 Mocidade, Vila Maria, Tatuapé, Águia de Ouro, Peruche, Casa Verde, Dragões e Vai Vai. O quesito de desempate foi o samba-enredo.