Continua após publicidade

Acadêmicos do Tatuapé é a campeã do Carnaval 2017 em São Paulo

Escola apresentou desfile que celebra a cultura africana e leva o troféu pela primeira vez

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 28 fev 2017, 18h33 - Publicado em 28 fev 2017, 17h59
Desfile da Escola de Samba Acadêmicos do Tatuapé, na madrugada deste sábado (25) (MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO/)
Continua após publicidade

A escola Acadêmicos do Tatuapé foi escolhida a campeã do Carnaval 2017 em São Paulo. O título foi decidido na leitura da última nota do último quesito, o samba-enredo. Águia de Ouro e Nenê de Vila Matilde caíram do Grupo Especial.

A Acadêmicos celebrou a cultura e a religiosidade do povo africano em apresentação na madrugada de sexta (24) para o sábado (25). Leci Brandão e Sabrina Boing Boing participaram do desfile. O título do enredo é Mãe África conta a sua história: do Berço Sagrado da Humanidade à Terra Abençoada do Grande Zimbabwe.

O desfile é o primeiro projeto do carnavalesco Flávio Campello na Tatuapé. Ele entrou no lugar de Mauro Xuxa, que profuziu os últimos cinco desfiles da escola.

É a primeira vez que a tradicional escola da Zona Leste leva o título no Grupo Especial. Em 2016, foi a vice-campeã. A Tatuapé foi fundada em 1952 com o nome de Unidos de Vila Santa Isabel.

DESFILE DA ESCOLA DE SAMBA DRAGÕES DA REAL NO CARNAVAL DE SP
Desfile da Dragões da Real: homenagem ao Nordeste (ALE VIANNA/ELEVEN/ESTADÃO CONTEÚDO)
Continua após a publicidade

A campeã teve a mesma nota final que a Dragões da Real, que ficou em segundo lugar. Em reunião na tarde da segunda (27), a Liga das Escolas de Samba de São Paulo definiu o primeiro quesito de desempate: samba-enredo.

O terceiro lugar foi para a Vai-Vai. Campeã do ano passado, a Império de Casa Verde ficou em quarta posição em 2017.

APURAÇÃO

A apuração das notas começou por volta de 16h30 desta terça (28). As notas chegaram ao Sambódromo um pouco antes, em envelopes lacrados, às 12h.

Continua após a publicidade

As notas dos quesitos seguiram a seguinte ordem: fantasia, bateria, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, alegoria, evolução, enredo e samba-enredo.

DESFILE ESCOLA DE SAMBA IMPÉRIO DE CASA VERDE NO CARNAVAL DE SP
Integrantes da Império de Casa Verde no segundo dia de desfiles (LUIZ CLÁUDIO BARBOSA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO)

No quesito fantasia, quatro escolas saíram com a nota final 10: Império de Casa Verde, Acadêmicos do Tatuapé, Dragões da Real e Unidos de Vila Maria. Na avaliação da bateria, saíram-se bem a Casa Verde e a Rosas de Ouro. Todos os jurados deram nota 10 às escolas.

Continua após a publicidade

Quem se deu melhor no quesito comissão de frente foram a Mocidade Alegre e Mancha Verde, que receberam todas as notas 10. Na avaliação de mestre-sala e porta-bandeira, Vila Maria, Tucuruvi, Casa Verde e Nenê alcançaram todas as notas máximas.

No quesito harmonia, um dos jurados deixou de avaliar a Peruche. Neste caso, a regra diz que a agremiação deve atribir a média aritmética das outras notas dadas pelos demais jurados — neste caso, foram todas notas 10. Na avaliação de alegoria, tiveram pontuação máxima por todos os jurados a Gaviões e a Dragões.

Na evolução, nenhuma escola teve unanimidade de notas máximas dos avaliadores. No quesito enredo, tiveram todas notas 10 Mocidade, Vila Maria, Tatuapé, Águia de Ouro, Peruche, Casa Verde, Dragões e Vai Vai. O quesito de desempate foi o samba-enredo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.