Café no Centro oferece aulas gratuitas de inglês para comércios da região
Na primeira turma são 80 colaboradores de dezenas de estabelecimentos
O Café Girondino, localizado no Centro histórico da capital paulista, oferece desde o início de janeiro aulas gratuitas de inglês para funcionários de comércios do pedaço.
A iniciativa é uma parceria com a escola de inglês CNA e consiste em um curso básico voltado para o atendimento de estrangeiros. “A ideia é levar um inglês inicial, mas que ensine a apresentar o cardápio, direcionar o cliente para uma mesa, perguntar se ele quer tomar um café, explicar os pratos”, conta o gerente comercial do Café, Felippe Nunes, 38, que afirma que a ideia foi bem recebida entre os estabelecimentos.
Na primeira leva, foram oitenta alunos inscritos de trinta comércios diferentes da região, entre bares, lanchonetes e restaurantes.
As aulas acontecem às terças e quintas no terceiro piso do estabelecimento em dois horários diferentes, de manhã e pela tarde, com uma hora de duração. Os alunos frequentam quatro encontros e ao final recebem um certificado da escola de inglês.
“Temos dois garçons no curso. Uma mesa de americanos veio ao nosso restaurante e eles conseguiram fazer o atendimento, desenrolaram”, comemora Denilson Paes, 46, proprietário do restaurante Bom Gosto, também no Centro histórico.
“As aulas começaram com comprimentos básicos, depois aprendemos sobre comidas, sobre os números, como finalizar um atendimento e perguntar sobre o tipo de pagamento. Ainda falta uma aula. Quero continuar estudando para ser fluente”, conta a recepcionista Giovanna Borges Villalba, 23, aluna do curso.
Com o fim da primeira turma, em 24 de janeiro, o plano é receber mais estudantes na sequência.
“Queremos começar com novos alunos no meio de fevereiro. Na primeira leva tivemos baristas, pessoas que trabalham no caixa, chapeiros, lavadores de pratos, garçons e gerentes. É um leque bem variado. Com o fim da pandemia, começamos a sentir a volta do turista estrangeiro”, conta Nunes, do Girondino.