Bons costumes: filme tem boas sacadas
Adaptação de peça de Noel Coward rende uma deliciosa comédia inglesa
Em 1994, num período em que o cinema dava sinais de mesmice, um australiano de 30 anos conseguiu injetar ânimo, cores fartas e originalidade na filmografia mundial. Era Stephan Elliott e seu ousado, divertido e ainda insuperável Priscilla, a Rainha do Deserto. De lá para cá, ele envolveu-se em dois projetos nada memoráveis. Sem filmar desde 1999, voltou à forma em 2008 com a comédia de acento romântico Bons Costumes. Mesmo sem a energia de Priscilla, a fi ta decola devido ao humor tipicamente britânico, extraído do afiadíssimo e bastante atual texto de Noel Coward (1899-1973).
Trata-se de uma adaptação da peça homônima, escrita em 1926. A trama, sempre sustentada em verve sagaz, flagra confl itos e contrastes entre a americana Larita (Jessica Biel) e sua sogra inglesa (Kristin Scott Thomas). Viúva, corredora automobilística e avançadinha para sua época, Larita casou com John Whittaker (Ben Barnes) e vai, pela primeira vez, conhecer a tradicional família dele, instalada numa suntuosa propriedade no interior da Inglaterra. Lá, o pai (papel de Colin Firth), omisso nas opiniões e nos sentimentos, não se incomoda com a presença da nova nora. Já a mãe é a megera em pessoa e, sempre que possível, não perderá a oportunidade de sujar a imagem de Larita. A graça nasce dessas rusgas — ora dramatizadas de forma teatral, ora em encenações espontâneas. Outra boa sacada está na trilha sonora, embalada por famosas canções de Cole Porter, como Let’s Misbehave e You’re the Top.
Bons Costumes, de Stephan Elliott (Easy Virtue, Reino Unido/ Canadá, 2008, 97min). 12 anos. Estreou em 8/1/2010. Cine Bombril 1, Cinema da Vila, Espaço Unibanco 1.
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia





