Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Bons costumes: filme tem boas sacadas

Adaptação de peça de Noel Coward rende uma deliciosa comédia inglesa

Por Miguel Barbieri Jr.
8 jan 2010, 17h01 • Atualizado em 5 dez 2016, 19h00
  • Em 1994, num período em que o cinema dava sinais de mesmice, um australiano de 30 anos conseguiu injetar ânimo, cores fartas e originalidade na filmografia mundial. Era Stephan Elliott e seu ousado, divertido e ainda insuperável Priscilla, a Rainha do Deserto. De lá para cá, ele envolveu-se em dois projetos nada memoráveis. Sem filmar desde 1999, voltou à forma em 2008 com a comédia de acento romântico Bons Costumes. Mesmo sem a energia de Priscilla, a fi ta decola devido ao humor tipicamente britânico, extraído do afiadíssimo e bastante atual texto de Noel Coward (1899-1973).

    Trata-se de uma adaptação da peça homônima, escrita em 1926. A trama, sempre sustentada em verve sagaz, flagra confl itos e contrastes entre a americana Larita (Jessica Biel) e sua sogra inglesa (Kristin Scott Thomas). Viúva, corredora automobilística e avançadinha para sua época, Larita casou com John Whittaker (Ben Barnes) e vai, pela primeira vez, conhecer a tradicional família dele, instalada numa suntuosa propriedade no interior da Inglaterra. Lá, o pai (papel de Colin Firth), omisso nas opiniões e nos sentimentos, não se incomoda com a presença da nova nora. Já a mãe é a megera em pessoa e, sempre que possível, não perderá a oportunidade de sujar a imagem de Larita. A graça nasce dessas rusgas — ora dramatizadas de forma teatral, ora em encenações espontâneas. Outra boa sacada está na trilha sonora, embalada por famosas canções de Cole Porter, como Let’s Misbehave e You’re the Top.

    Bons Costumes, de Stephan Elliott (Easy Virtue, Reino Unido/ Canadá, 2008, 97min). 12 anos. Estreou em 8/1/2010. Cine Bombril 1, Cinema da Vila, Espaço Unibanco 1.

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês