Continua após publicidade

Como será o verão em São Paulo após onda de calor histórica?

Cidade bateu recordes de temperaturas máximas na primavera

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 17h27 - Publicado em 7 out 2020, 18h08
Imagem mostra vista área do centro de São Paulo
 (DARIO OLIVEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO/Veja SP)
Continua após publicidade

O clima no mês de setembro e neste início de outubro foi de temperaturas altas e acima do normal. A capital paulista bateu recordes de calor, chegando a 37,1ºC, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A primavera está ficando cada vez mais quente no Sudeste e no Centro-Oeste e o que muita gente tem se perguntado é como ficam as temperaturas no verão.

Segundo os meteorologistas, não teremos necessariamente um verão mais quente que a média. Primeiro é necessário entender porque estamos enfrentando essa onda de calor. A forte massa de ar seco que atuou no fim do inverno ganhou intensidade na capital. Com ela, a umidade relativa do ar não aumenta ao longo do dia pela ausência de frentes frias, o chamado bloqueio atmosférico. Sem nenhum sistema que provoque chuvas e nebulosidade, não há como barrar a elevação da temperatura, como acontece, por exemplo, quando há formação de nuvens.

O bloqueio deve durar até por volta dos dias 11, 12 e 13 de outubro. A partir daí, o vento deve romper o bloqueio atmosférico e amenizar as temperaturas no Mato Grosso, no Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e em Minas Gerais. Com o bloqueio desfeito, a previsão é de que chuvas consigam chegar até o Centro-Oeste e Sudeste, amenizando as temperaturas. Por isso, o verão não necessariamente será mais quente.

As previsões não são precisas, mas a estimativa é de que a estação mais quente do ano mantenha a média de outros anos ou até fique com temperaturas abaixo do esperado.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 6,90 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.