Após morte de passageiro, linha 5-Lilás terá barreiras entre plataforma e trem
ViaMobilidade está instalando 'gap fillers' por ausência de sensores de presença

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação da linha 5-Lilás, iniciou a instalação de barreiras físicas nas portas das plataformas. Chamadas de gap fillers, as ferramentas de segurança são estruturas poliméricas com interior metálico que preenchem o espaço entre o vão da plataforma e o trem.
O processo começou na sexta-feira (16) na estação Capão Redondo, escolhida por participar dos testes de protótipos e contar com as medidas necessárias, de acordo com a ViaMobilidade.
Foram encomendadas 3.500 unidades para as 17 estações da linha. A instalação está sendo feita no período noturno para evitar prejuízos na operação e a previsão de término é 90 dias.
A medida de segurança ocorre após a morte do passageiro Lourivaldo Ferreira Silva Nepomuceno, 35, que morreu prensado no espaço entre a plataforma e o trem na estação Campo Limpo. A morte é alvo de inquérito aberto pelo Ministério Público de São Paulo.
Outras linhas, como 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, do Metrô, possuem tecnologia de sensor de presença para impedir que o trem avance a viagem com a presença de pessoas no vão. Segundo a ViaMobilidade, a linha 5-Lilás receberá os sensores até fevereiro de 2026.